Portugal
"Não vendemos filhos de treinadores e passado um ano compramos pelo dobro"
2024-05-24 12:45:00
Antigo vice-presidente do Benfica reage às críticas feitas ao scouting da Luz

O departamento de scouting do Benfica tem assistido a várias saídas nos últimos tempos. Também na Luz os períodos mais recentes têm sido marcados por jogadores que não correspondem ao investimento e confiança que neles é depositado como Weigl, Raul de Tomás, Ferreyra, David Jurásek, Pedrinho, Everton Cebolinha, Waldschmidt ou Yaremchuk, entre outros.

Rui Costa admitiu também que Viktor Gyökeres estava referenciado para ser reforço encarnado, mas acabou por não ser contratado porque o Benfica, nesse momento, tinha Gonçalo Ramos. Mais tarde, chegaria à Luz Arthur Cabral para se juntar a Casper Tengstedt e Petar Musa, que haveria de sair no mercado de janeiro, quando chegou Marcos Leonardo.

Scouting do Benfica e as vendas de "filhos de treinadores" comprados "pelo dobro"

"Nós nunca atacámos porque na altura não precisávamos pois tínhamos o Gonçalo Ramos, que sai muito depois de o Sporting o ter contratado", esclareceu Rui Costa, em declarações à imprensa, vincando que isso "nem sequer é uma questão" que se coloca na Luz.

"Nem sequer se colocou isso em questão porque naquela altura não precisávamos de um avançado porque tínhamos o Gonçalo Ramos, ponto final parágrafo. Há muitos jogadores referenciados que não chegam ao Benfica e depois chegam a clubes grandes, como acontece com todos os outros clubes", salientou o presidente do Benfica.

Sobre esta temática, António Figueiredo, antigo vice-presidente do Benfica, disse que, pelo menos, na Luz o Benfica não tem comprado os mesmos jogadores depois de os transferir, anos antes.

"Não vendemos filhos de treinadores por um valor e, depois, passado um ano vamos comprar pelo dobro", disse António Figueiredo, na CMTV, numa clara alfinetada ao FC Porto.

Recorde-se que a SAD portista vendeu Francisco Conceição ao Ajax e, um ano depois, sensivelmente, contratou o atleta por uma verba que dobrou o valor pago pelos holandeses.

Gyökeres sinalizado na Luz antes de chegar a Alvalade

Francisco Conceição tem sido uma das figuras do FC Porto, nos últimos meses. O jovem que fez a formação no FC Porto e no Sporting, entre outros emblemas, é atualmente pedra essencial no futebol portista.

Curiosamente, em Alvalade, o nome de Viktor Gyökeres é também tido no lote de estrelas, com os sportinguistas satisfeitos por o Benfica não ter avançado para a sua contratação quando o scouting da Luz o referenciou.

O sueco é mesmo um dos alvos mais cobiçados de Alvalade. E o seu empresário já assumiu que este pode deixar o Sporting. Essas palavras, ditas antes mesmo do Sporting ter carimbado o título, geraram polémica. O ex-dirigente do Sporting Augusto Inácio chegou mesmo a dizer que o empresário de Gyökeres não estava a ter "respeito nenhum pelo Sporting".