Portugal
"De dois em dois anos, Benfica manda a moeda ao ar e muda política sobre jovens"
2023-10-11 15:55:00
"Ora estão a render na equipa principal, ora estão a render milhões", diz deputado e conhecido sportinguista

António Silva e João Neves são os mais recentes produtos a sair da formação do Benfica para a equipa principal. Concentrados por estes dias nos trabalhos da Seleção Nacional, João Neves e António Silva são as estrelas iluminadas do momento do centro de formação do Seixal, que ao longo dos anos tem oferecido ao futebol muitos jogadores como Bernardo Silva, João Félix, João Cancelo, Renato Sanches e Ederson, entre outros jogadores que por ali passaram.

André Pinotes Batista, deputado na Assembleia da República e conhecido adepto do Sporting, entende que o Benfica costuma mudar a sua política em relação à formação de "dois em dois anos". "Não faço ideia do que o Benfica vai fazer porque de dois em dois anos o Benfica manda a moeda ao ar e muda a política relativamente aos seus jovens ou ora estão a render na equipa principal, ora estão a render milhões", disse André Pinotes Batista.

"O Benfica já teve tantas modalidades de gestão da sua academia"

Além disso, o conhecido sportinguista Pinotes Batista sustenta que ao longo dos tempos a política de gestão da academia encarnada vai-se alterando.

"O Benfica já teve tantas modalidades de gestão da sua academia, que tem lá talento, tem, que já liderou o futebol e a academia ultrapassando o Sporting sim, nos últimos tempos, penso que o Sporting recuperou muito espaço", declarou André Pinotes Batista.

Contudo, seja como for, André Pinotes Batista disse que independentemente da forma de trabalhar na formação, o clube da Luz costuma obter lucro.

"Diria que seja como for é uma boa moeda. Ou dá jogadores ou dá milhões", referiu o conhecido adepto do Sporting, sublinhando que não sabe o que fará o Benfica para o futuro.

"É a pergunta de 15 milhões de euros e deixo para os benfiquistas", concluiu a este propósito André Pinotes Batista, destacando que tem vindo a ficar também ele satisfeito com aquilo que, ultimamente, o Sporting tem vindo a fazer ao nível da formação.

"Todos os miúdos querem ser como João Neves"

Em relação a João Neves, o jogador natural do Algarve é tido como uma referência para os que começam a dar os primeiros toques na bola no futebol.

“Todos os miúdos querem ser como João. O que ele é hoje partiu de uma base familiar sólida e foi crescendo até ao que é hoje. É um orgulho para nós, tavirenses e casa do Benfica principalmente, vê-lo chegar a este patamar”, disse à Renascença Osvaldo Severo, vice-presidente da Casa do Benfica de Tavira, no Algarve.