Portugal
"Há mais dificuldade em dar 50 milhões por Gonçalo Inácio do que António Silva"
2024-06-09 10:30:00
"Inácio é mais acanhado e isso faz com que as pessoas desconfiem", observou o antigo jogador português Diogo Luís.

Com a temporada a nível de clubes terminada, os olhares dos adeptos e analistas voltam-se agora para o Campeonato da Europa, onde a seleção de Portugal sonha erguer novamente o troféu, repetindo o feito de 2016 em França.

Na comitiva da seleção das quinas para o Euro fazem parte Gonçalo Inácio e António Silva, dois dos defesas mais promissores do futebol nacional, e que terão grande parte dos principais clubes europeus atentos às suas performances na competição.

No que toca às equipas que os dois jogadores lusos defendem, Gonçalo Inácio pertence aos quadros do Sporting, ou seja, é campeão nacional, ao passo que António Silva veste a camisola do Benfica, emblema que terminou a época com a Supertaça no seu museu.

"São dois jogadores com qualidade"

Ora, no que diz respeito ás qualidades dos dois jogadores, dois dos mais promissores do futebol português, Diogo Luís, antigo jogador, destaca que ambos apresentam uma qualidade acima da média, contudo defende que será mais provável um clube pagar 50 milhões de euros por António Silva do que por Gonçalo Inácio.

"São dois jogadores com qualidade", começou por destacar Diogo Luís, não querendo estar a comparar mas, sim, a destacar as características que cada um tem.

"Um clube tem mais dificuldade em dar 50 milhões de euros pelo Gonçalo Inácio do que pelo António Silva e eu explico porquê. Tem que ver com a personalidade que eles demonstram dentro do campo", observou o antigo lateral do Benfica.

Em declarações na CNN Portugal, o agora comentador desportivo, observou que o central do Sporting mostra ser um jogador mais acanhado, o que nada tem a haver com a sua qualidade, mas que poderá influenciar a decisão de um clube que esteja possivelmente a ponderar a sua contratação.

"O Gonçalo Inácio é mais acanhado. Não estou com isto a dizer que ele tem menos qualidade. Pelo contrário. Ele demonstra sempre muita qualidade. Mas o facto de ele se acanhar faz com que as pessoas desconfiem", defendeu o antigo jogador luso.

No entanto, no que toca ao rendimento dos jogadores nos seus respetivos clubes, Diogo Luís destaca o nível com que Inácio se tem apresentado ao serviço dos leões nas últimas três/quatro épocas, contudo o agora comentador defende que para um clube comprador António Silva, um dos jogadores mais cotados do plantel encarnado, será sinónimo de maior garantia de sucesso.

"O Gonçalo Inácio já tem três/quatro anos de grande nível no Sporting. O António Silva tem um ou dois anos. Quem for comprar olha e diz que, se calhar, o António Silva dá mais garantias. Tem que ver com o perfil", comparou o ex-jogador do Benfica.

Antes de terminar a sua intervenção, Diogo Luís elogia a forma como Gonçalo Inácio sai com bola e como se adapta a uma defesa composta apenas por três centrais, caracteristicas que têm feito do defesa leonino um dos jogadores com mais mercado no plantel comandado por Rúben Amorim.

"Saídas de bola era o Gonçalo Inácio. Três centrais era o Gonçalo Inácio", rematou Diogo Luís.

Sobre os dois jogadores também se pronunciou recentemente Carlos Freitas. O ex-dirigente do Sporting defendeu, em declarações no Canal 11, que a "qualidade de António Silva é muita mas Gonçalo Inácio é canhoto", características que segundo Freitas colocam o central do Sporting na Pole Position para abrir o interesse de vários 'tubarões' europeus na sua contratação.

À medida que o Euro2024 se aproxima, as expectativas em torno dos jovens talentos portugueses aumentam. A performance de Gonçalo Inácio e António Silva será crucial não apenas para as suas carreiras individuais, mas também para as ambições de Portugal na competição.

A capacidade de ambos para se destacarem num cenário europeu pode determinar o seu futuro imediato, atraindo propostas significativas de clubes de topo.