Portugal
"Qualidade de António Silva é muita mas Gonçalo Inácio é canhoto"
2024-06-04 10:40:00
"Ser canhoto abre um leque de opções de elite", aponta ex-dirigente do Sporting Carlos Freitas

Gonçalo Inácio e António Silva são dois centrais portugueses que estão no Campeonato da Europa e que têm os olhos colocados sobre si. Os dois competem nas equipas principais de Sporting e Benfica, respetivamente, há várias épocas e prosseguem o seu crescimento como centrais. Por isso, Carlos Freitas, antigo dirigente do Sporting, não se admira que possam estar com vários interessados.

No entanto, Freitas entende que Gonçalo Inácio tem características que o colocam na dianteira para abrir o interesse de vários 'tubarões' europeus na sua contratação em relação a António Silva. E o antigo dirigente verde e branco explica.

"Tem duas qualidades que os treinadores top procuram", começou por definir Carlos Freitas, falando na "capacidade de ser polivalente, ser esquerdino e ter boa saída de bola".

"Ou seja, é um conjunto de atributos que os treinadores top, todos eles, procuram", acrescentou o antigo dirigente verde e branco, que falava no Canal 11, da Federação Portuguesa de Futebol.

"Qualidade de António Silva é muita mas Gonçalo Inácio é canhoto"

A este respeito, Carlos Freitas defendeu ainda a ideia de que Gonçalo Inácio tem algo nas suas capaciades que o coloca num patamar de montra para vários clubes da Europa.

"Quando no início de época se falava muito aqui dos centrais portugueses, independentemente da qualidade do António Silva, que é muita, eu acho que o Gonçalo Inácio tem este plus, ou seja, é canhoto."

"E ser canhoto, hoje em dia, não diga que transforme num jogador mais procurado, mas que lhe abre um leque de opções de elite, eu não tenho dúvidas nenhumas", concluiu Carlos Freitas sobre o central que é "um relógio certinho que raramente inventa".

Gonçalo Inácio é figura na defesa sportinguista há vários anos

Nascido no Seixal, mas residente no bairro de Miratejo, Gonçalo Inácio começou a jogar futebol aos quatro anos de idade, então na Escola de Futebol de Fernando Chalana. 

"E ser canhoto, hoje em dia, não diga que transforme num jogador mais procurado, mas que lhe abre um leque de opções de elite, eu não tenho dúvidas nenhumas"

Gonçalo Inácio está há várias temporadas na equipa principal do Sporting. O defesa foi lançado ainda muito jovem na equipa principal por Rúben Amorim, tendo ajudado a conquistar vários troféus e dois títulos de campeão nacional.

Gonçalo Inácio tem contrato com o Sporting até 2027 e está blindado por uma cláusula de rescisão fixada em 60 milhões de euros. O jogador tem nesta altura 22 anos de idade.