Portugal
"FC Porto não sabe se fica em terceiro e pode ficar em quinto. Era impensável"
2024-04-15 14:50:00
“Essa conversa do norte e sul é do antigamente e já não pega”, afirma antigo internacional Maniche

Sérgio Conceição queixou-se de que o país da bola estará a ser dividido. Maniche, antigo jogador do FC Porto, diz que não alinha nesta lógica azul e branca. “Existem mais clubes do norte na I Liga do que no sul”, referiu o ex-internacional português.

Por outro lado, Maniche realça que esta narrativa "já não pega" nas gerações mais jovens de adeptos do FC Porto. “Essa conversa é do antigamente e já não pega. Vivemos numa geração diferente, com outros pensamentos em que isso já acabou. O norte e o sul são iguais, precisamos uns dos outros”, afirmou Maniche.

Nesse sentido, Maniche apelou a que se olhe para o futebol como um veículo de união e não de divisão do país. “O futebol é um palco para valorizar o nosso país”, aconselhou o antigo centrocampista.

"Impensável" para Maniche ver "FC Porto em quinto"

Deste modo, Maniche lamenta que Sérgio Conceição alinhe por esta lógica de comunicação. “Acho que Sérgio Conceição não esteve bem ao dizer isso”, admitiu Mancihe.

Além disso, e numa altura em que matematicamente o FC Porto tem um apuramento para a Liga dos Campeões, via segundo lugar, praticamente impossibilitado, Maniche lembra que a Taça de Portugal não salva épocas no FC Porto.

“Não é a final da Taça de Portugal que vai salvar o fracasso da época do FC Porto. A I Liga já não consegue ganhar. Não se sabe se fica em terceiro, quarto ou pode ficar em quinto. Para mim, era algo impensável”, referiu Maniche, que falava em declarações na CNN Portugal.

"No meu tempo quando jogava no FC Porto a Taça de Portugal não tinha qualquer ênfase"

“No meu tempo quando jogava no FC Porto a Taça de Portugal não tinha qualquer ênfase. A prioridade era sempre a Liga portuguesa e chegar o mais longe possível na prova europeia. Depois, aí sim, vinha a Taça de Portugal”, vincou Maniche.

O FC Porto tem vindo a queixar-se das arbitragens e há quem admita que não será de admirar que os jogadores do FC Porto possam "perder a cabeça". Mas Maniche diz que a equipa tem de estar focada naquilo que pode jogar dentro das quatro linhas.

“Acima de tudo, os jogadores e os representantes do FC Porto sabem que a Taça de Portugal não vai salvar a época”, terminou o antigo internacional português Maniche.

O FC Porto procura ficar na melhor classificação possível. Além disso, a formação nortenha tenta o apuramento para a final da Taça de Portugal.