Portugal
"Pinto da Costa parece o Conceição na Supertaça e não quer sair"
2024-05-14 16:50:00
"Novela já vai para lá do ridículo", assume gestor e conhecido adepto do Benfica Mauro Xavier

O FC Porto tem dois presidentes nesta altura. André Villas-Boas é o presidente do clube, Pinto da Costa o presidente da SAD. O histórico líder portista está a esgotar os últimos dias na liderança da sociedade que gere o futebol profissional do FC Porto e já prometeu assistir à final da Taça de Portugal, no Jamor, no banco dos suplentes.

Desse modo, caberá a André Villas-Boas estar na tribuna de honra do Estádio Nacional, em Oeiras, junto de personalidades e entidades nacionais no jogo frente ao Sporting.

"Pinto da Costa parece o Conceição e não quer sair", diz Mauro Xavier

Mauro Xavier, gestor e conhecido adepto do Benfica, entende que a "novela" da saída de Pinto da Costa dos lugares de liderança no FC Porto "já vai para lá do ridículo".

"Há que saber ganhar, e saber perder", referiu Mauro Xavier, sublinhando que esta "novela" de Pinto da Costa "já vai para lá do ridículo".

E Mauro Xavier foi mais longe e trouxe à recordação a expulsão de Sérgio Conceição, em Aveiro, em agosto de 2023, no jogo diante do Benfica, que os dragões perderam.

"Parece que está como o Sérgio Conceição na Supertaça e não quer sair", lembrou Mauro Xavier, recordando o momento em que Sérgio Conceição foi expulso da partida e, mesmo assim, durante alguns minutos, recusou sair de campo.

Pinto da Costa no banco na final da Taça de Portugal

Depois de algum tempo na área técnica, Sérgio Conceição acabou por abandonar o banco de suplentes do FC Porto no jogo da Supertaça Cândido de Oliveira.

Em relação a Pinto da Costa, importa destacar que o presidente da SAD portista está dentro dos prazos legais estabelecidos pelas normas da SAD do FC Porto. Assim, é com total legitimidade que o presidente da SAD continua no cargo.

Contudo, esta permanência de Pinto da Costa na SAD e dos restantes administradores tem motivado críticas, visto que há portistas que entendem que a equipa administrativa de André Villas-Boas já deveria estar em funções na SAD a preparar a nova temporada.

Ainda assim, o prazo estabelecido só será cumprido dentro de algumas semanas, já depois da realização da final da Taça de Portugal, em Oeiras, contra o campeão nacional Sporting. Há, a este respeito, quem entenda que a SAD quer entregar os "dossiês muito limpos, tudo organizado".

Deste modo, Pinto da Costa estará no banco de suplentes ao lado dos jogadores e da equipa técnica do FC Porto, como aconteceu durante algum tempo no começo de carreira de Pinto da Costa como presidente, cargo que ocupou durante 42 anos.