Portugal
Jorge Jesus confirmou a Octávio que vai para o Benfica
2020-07-17 17:25:00
"Só uma pessoa seria capaz de fazer Jesus regressar ao Benfica: Luís Filipe Vieira. E assim foi"

Octávio Machado, amigo de Jorge Jesus, já falou com o técnico, que lhe confirmou que tem acordo com o Benfica para regressar a Portugal. A conversa ocorreu na tarde desta sexta-feira, depois de ser divulgada a notícia da saída de Jesus do Flamengo.

“Ninguém influencia as decisões de Jorge Jesus. E só haveria uma pessoa que seria capaz de fazer Jesus ao Benfica: Luís Filipe Vieira. E assim foi. Vieira foi muito convicto na manifestação do seu desejo [em contratar Jesus]. Depois, o Benfica persegue, há alguns anos, um objetivo europeu. Jesus também tem esse sonho europeu”, explicou Octávio Machado, na CMTV, confirmando o regresso.

Há um acordo fechado com o emblema português e também há muitas razões para deixar o Flamengo. Jorge Jesus deve viajar nos próximos dias para Portugal. Segundo a ESPN, deverá reunir ainda nesta sexta-feira com a direção do Flamengo, onde comunicará a sua decisão. Octávio também valida essa informação. 

"Agora, é esperar pela chegada. Não há emissários pelo meio. Seria ele a comunicar ao Flamengo, quando tomasse a decisão. E a decisão está tomada. É isso que vai acontecer. Depois, é tratar das burocracias", revela Octávio.

”O momento que se vive no Brasil, as indefinições no futebol, a impossibilidade de jogar a Libertadores e o Mundial” estiveram na base da decisão do técnico do Flamengo, que deixou de ter “motivação para continuar” no clube do Rio.

“Não é preciso ser inteligente para se perceber que a possibilidade de não se disputar a Libertadores e o Mundial alteraria e muito a ambição desportiva de Jorge Jesus”, sustenta Octávio Machado.

Por outro lado, “a grandiosidade do Flamengo não tinha correspondência em títulos”, o que desmotivava o técnico português.

“O palmarés desportivo do Flamengo está muito aquém da dimensão do clube. E isso foi um desafio para o Jesus. O objetivo era ser campeão do mundo. Ele queria ser campeão do mundo”, acrescentou.

A este fator junta-se “a dimensão da pandemia” no Brasil, que está longe de estar controlada.

Convidado a comentar os problemas entre o técnico e o clube da Luz, no passado, Octávio garante que não há nada por resolver. E aponta o dedo a alguns comentadores afetos ao emblema encarnado: “Não há questões mal resolvidas com o Benfica. Há é uma série de cartilheiros que levaram seis anos a elogiá-lo e três anos a destruí-lo”.

“Jorge Jesus é o treinador com mais títulos no Benfica. Há uma onda de mentiras. É inadmissível que as pessoas mudem de discurso. Quando Jesus saiu do Benfica, houve pessoas que tentaram destruir a imagem de Jesus junto dos benfiquistas. E isso não se faz”, acusa Octávio Machado.

O Benfica deverá pagar ao Flamengo a cláusula de rescisão, de um milhão de euros, e terá ainda de ressarcir o emblema brasileiro de mais um milhão de euros, que foram pagos a Jesus no âmbito do acordo que não vai ser cumprido.

O técnico deverá assinar por três temporadas, auferindo um salário líquido de três milhões, por época.