Prolongamento
"Se Youth League surgisse noutro contexto, talvez fosse mais valorizado"
2021-11-15 17:15:00
"Ganhei um título relevante como treinador do Norte e do FC Porto", diz Mário Silva

A Youth League é uma competição criada há alguns anos pela UEFA que coloca frente a frente vários clubes, com as suas equipas de sub-19, num torneio que na fase de grupos é uma espécie de espelho da Liga dos Campeões. O Benfica já chegou a várias finais desta prova mas foi o FC Porto a única equipa portuguesa, até ao momento, a conquistar o troféu, que repousa nas vitrines do museu azul e branco, na cidade Invicta.

Da caminhada portista de sucesso na UEFA Youth League várias são as figuras que têm tido a oportunidade de mostrar serviço e talento na primeira equipa do FC Porto, com Sérgio Conceição a abrir as portas aos jovens jogadores. Trata-se de uma situação que Mário Silva, treinador desse FC Porto de sub-19 que venceu a prova europeia, valoriza e elogia a coragem do técnico em lançar na equipa principal nomes como Diogo Costa e Vitinha, entre outros.

"Sérgio Conceição teve a coragem de apostar em jovens do clube", afirmou Mário Silva, não se mostrando surpreendido com a resposta que cada um deles vem dando na equipa dos azuis e brancos.

"Nenhum deles me surpreende. Sou suspeito para falar, mas acredito que têm muito potencial para serem jogadores importantes", afirmou Mário Silva, que treinou nomes como Diogo Costa, João Mário, Vitinha e Fábio Vieira, tudo atletas que, atualmente, jogam na equipa principal do FC Porto.

Se o mérito desses jogadores tem sido, por assim dizer, reconhecido pelo clube, com a subida ao ponto mais alto de um clube de futebol - a equipa principal - nem tudo correu dentro do previsto, segundo Mário Silva, que lamenta a forma como o país não valorizou aquela conquista por parte da formação portista.

"Infelizmente, estou habituado desde cedo a conviver com situações de inveja. Tenho noção de que, juntamente com jogadores e staff, ganhei um título relevante como treinador do Norte e do FC Porto. Se a vitória surgisse noutro contexto, talvez tudo tivesse sido mais valorizado".

A conquista dos jovens dragões, recorde-se, aconteceu a 29 de abril do ano de 2019. O FC Porto bateu os ingleses do Chelsea por 3-1 no embate realizado em Nyon, na Suíça.

Em declarações ao jornal A Bola, Mário Silva aproveita ainda para lamentar alguns comentários que são feitos nas televisões, onde se dá espaço a temas que desagradam ao treinador.

"Fico surpreendido quando vejo comentadores na televisão a criticarem tudo e todos, uns que nunca jogaram nem treinaram e outros que, sendo treinadores, nunca ganharam nada. Nós ganhámos e isso ninguém apaga", salientou Mário Silva, atualmente sem clube, desde que deixou o comando técnico do Rio Ave.