Portugal
"Voltamos aos anos 90. O que pensa o Nuno Santos, o Paulinho, o Pote e o Beto?"
2023-09-01 14:45:00
"A Seleção não é propriamente um sítio para acarinhar jogadores", critica ex-lateral português Pedro Henriques

O selecionador nacional de Portugal, Roberto Martínez, revelou a lista de convocados para o duplo compromisso da Seleção portuguesa, frente a Eslováquia e Luxemburgo, em jogos a contar para a ronda de apuramento para o Campeonato da Europa de 2024. Nuno Santos, Paulinho e Pedro Gonçalves, que alimentavam esperanças de uma chamada ao lote de convocados, acabaram por não integrar a convocatória, que conta com jogadores como João Cancelo ou João Félix, que não têm jogado a nível oficial nas últimas semanas.

Para Pedro Henriques, trata-se de uma "aberração". "Eu percebo e respeito as justificações do treinador. No futebol os jogadores treinam e jogam", começou por criticar o ex-futebolista, prosseguindo no tom de lamento para algumas ausências do lote de selecionáveis. "É uma aberração. Acho que voltamos aos anos 90".

"E não estou a falar, jamais, da qualidade do João Cancelo e do João Félix", assegurou Pedro Henriques, em declarações na Sport TV, falando de um lote de convocados "estranho".

"É estranho. Não há um lateral esquerdo na convocatória. Como é que o Nuno Santos que no Sporting joga no sistema a três [centrais] e não há nenhum que faça tão bem na esquerda, não é convocado?", questiona Pedro Henriques, não se detendo.

"O que é que ele vai pensar com épocas consecutivas com grande rendimento?", interrogou o antigo lateral português no comentário sobre a convocatória de Roberto Martínez, onde deixou críticas às ausências de Paulinho e Pedro Gonçalves para o ataque português.

"O que vai pensar o Paulinho? O que vai pensar o Beto? O que vai pensar o Pedro Gonçalves? E pronto. Eu respeito a convocatória mas isto é o rendimento", acrescentou Pedro Henriques, lamentando que se possa olhar para a turma das quinas como um espaço para "acarinhar" jogadores que não jogam nos clubes.

"Gostei muito do começo de época do Paulinho"

"A Seleção não é propriamente um sítio para acarinhar jogadores. O fundamental é desempenho. E não é o gostar mais ou menos", concluiu Pedro Henriques.

Na conferência de imprensa após a divulgação dos convocados, o treinador espanhol que orienta a Seleção portuguesa falou nomeadamente de Paulinho.

"Gostei muito do começo de época do Paulinho, acho que é um jogador de área, finalizador. Mas temos dois pontas de lança, o Cristiano Ronaldo e o Gonçalo Ramos. A competitividade neste nível torna difícil ter oportunidade. É importante ter jogadores como o Paulinho ao nível em que está, não pode fazer mais. É importante ser consistente e manter o nível toda a época", afirmou Roberto Martínez.