FC Porto e Sporting defrontam-se no próximo domingo, no Estádio do Dragão. Em altura das comemorações dos 50 anos passados da Revolução dos Cravos, Sousa Cintra, antigo presidente do Sporting, foi convidado a recordar a evolução do futebol, em sua opinião. E acabou por falar de Pinto da Costa e do FC Porto.
“Houve um período muito grande em que o Sporting era muito prejudicado, mesmo quando tinha a melhor equipa e não deixavam que ganhasse nada”, apontou Sousa Cintra.
“O FC Porto e Pinto da Costa tinham um grande poder, na federação e na Liga, nas arbitragens. Hoje, há mais verdade desportiva”, admitiu o antigo líder do Sporting, em declarações ao jornal O Jogo.
"Pinto da Costa tinha poder. Não deixavam que o Sporting ganhasse nada"
O Sporting chega ao Estádio do Dragão numa posição de destaque na liderança do campeonato. O emblema verde e branco até pode ser campeão no reduto portista e fazer a festa logo após o apito final do árbitro.
Para tal, o Sporting terá de esperar que o Benfica seja derrotado no Estádio da Luz, no sábado, na receção ao SC Braga. Além disso, a turma verde e branca terá de vencer o FC Porto, de Sérgio Conceição.
FC Porto espera que Benfica ganhe por dois motivos
O campeonato está na ponta final e há muito por decidir, nomeadamente no que toca aos primeiros lugares da classificação. O Sporting tem uma margem confortável para ser campeão.
Já o Benfica também tem uma margem ampla para segurar o segundo lugar, enquanto que FC Porto, SC Braga e Vitória de Guimarães lutam pelo terceiro lugar da tabela.
Na próxima ronda, uma derrota do Benfica abre um cenário preocupante para o FC Porto. É que permite ao SC Braga pressionar os dragões e abre a possibilidade de o Sporting lançar os foguetes da festa de campeão na cidade Invicta. Para isso, o Sporting, recorde-se, precisa de vencer.
A jornada do final de semana será por isso escaldante e, no FC Porto, tem um condimento extra que são as eleições para a presidência do clube. O ato eleitoral será realizado no sábado, véspera do jogo contra o Sporting.
É neste contexto que será jogado o clássico e o pré-clássico. O leão parte confiante para o duelo, mas do lado dos dragões há avisos de que querem os três pontos. Nico González já disse mesmo que o FC Porto "é melhor que o Sporting".
Em Alvalade, há a crença no sucesso e de que a visita ao reduto portista não fique marcada como a visita do Benfica, que perdeu por 5-0 na Invicta nesta temporada. "Não vejo possível o FC Porto ganhar, quanto mais dar uma goleada".