O Bayer Leverkusen, campeão da Bundesliga, saiu derrotado da final da Liga Europa. Desse modo, o Benfica tem de esperar pelo final da Serie A italiana para perceber se entra direto na fase de grupos da Champions ou se, por outro lado, terá de fazer o caminho das pré-eliminatórias na prova milionária.
O Benfica sabia que uma vitória do Bayer Leverkusen sobre a Atalanta abria caminho para o clube de Rui Costa se apurar diretamente para a fase de grupos. Contudo, os 'farmacêuticos' perderam a final da Liga Europa diante da Atalanta.
Vitória da Atalanta na Liga Europa é "amarga" para o Sporting
O clube transalpino, que deixou pelo caminho o Liverpool, por exemplo, cruzou-se por duas ocasiões com o Sporting nesta Liga Europa 2023/24. Primeiro, na fase de grupos, depois na fase a eliminar.
Nos confrontos com o Sporting, a Atalanta de Bérgamo levou sempre a sua adiante e chegou à final da competição europeia, que acabaria por vencer sobre o Bayer Leverkusen.
Se na Luz a vitória da Atalanta abre caminho para contas de calculadora, em Alvalade reina o sentimento de que o Sporting é que "ali" deveria estar na final a fazer a festa como a Atalanta. Disso mesmo falou Paulo Andrade, antigo dirigente do Sporting.
"É verdade que a Atalanta, em Lisboa, na primeira fase de grupos fez uma excelente exibição. O Sporting é que jogou foi muito mal. Agora, esta vitória da Atalanta, para mim, é uma vitória amarga porque eu acho que o Sporting teve tudo para eliminar a Atalanta", comentou Paulo Andrade.
"Sporting teve tudo para eliminar Atalanta", lembra Paulo Andrade
"Fez um jogo fantástico em Itália, desperdiçou ocasiões de golo atrás de ocasiões de golo. E quem ali deveria estar era o Sporting face à exibição que fez contra a Atalanta", referiu ainda o ex-administrador da SAD sportinguista Paulo Andrade, em declarações na CMTV.
Aí, Paulo Andrade deu conta de que o Benfica terá agora de esperar para ver como vai ser a sua vida nas provas da UEFA na próxima temporada. "É evidente que isto dificulta o Benfica", salientou Paulo Andrade.
Em Dublin, onde se realizou a final da Liga Europa, foi Lookman a brilhar na equipa de Gian Piero Gasperini, que tem somado elogios e prémios na Liga italiana. O jogador apontou os três golos da equipa de Bérgamo. O Bayer Leverkusen perdeu pela primeira vez. E logo num jogo em que o Benfica depositava grandes esperanças para aceder à Liga dos Campeões.
Com esta derrota do Bayer Leverkusen, o Benfica tem de esperar pelo fim do campeonato italiano. Os encarnados precisam que a Atalanta fique entre os quatro primeiros lugares do campeonato transalpino.