Portugal
"Trubin não é assim tão melhor do que o Vlachodimos"
2024-05-02 10:30:00
Questão do jogo de pés dos guarda-redes leva a comparações do antigo futebolista profissional Pedro Henriques

Os guarda-redes têm como missão defender as balizas. Só que no dito futebol moderno é pedido aos guarda-redes habilidades a jogar com as mãos mas também com os pés. A ideia passa por serem também eles elementos de construção de jogo, permitindo somar unidades para iniciar ataques.

Anatoliy Trubin, Diogo Costa e Franco Israel têm sido os donos das balizas de Benfica, FC Porto e Sporting, respetivamente, nos últimos tempos. A capacidade de jogar com os pés foi analisada por Pedro Henriques que deixou interrogações aos guarda-redes das equipas lisboetas, deixando elogios para Diogo Costa.

“Nem o Benfica, nem o Sporting têm guarda-redes que acrescentem no jogo de pés", salientou Pedro Henriques, prosseguindo o seu pensamento sobre o rendimento de Trubin por comparação com Odysseas Vlachodimos.

"Trubin não é assim tão melhor que Vlachodimos", nota Pedro Henriques

"Eu acho que o Trubin não é assim tão melhor do que o Vlachodimos”, disse Pedro Henriques, na Sport TV, salientando que o portista Diogo Costa tem uns “pezinhos de lã”.

Quanto a Franco Israel, Pedro Henriques disse que é um jovem guarda-redes mas “há características que ele não vai ter”. “A questão do jogo de pés é possível melhorar”, apontou o antigo lateral.

No início da temporada, Antonio Adán era dono das redes leoninas. Contudo, o espanhol viu Franco Israel chegar à baliza verde e branco nos últimos meses. Também na Luz Roger Schmidt promoveu mudanças nas redes encarnadas.

Odysseas Vlachodimos era o guarda-redes titular do Benfica há várias épocas. No entanto, o internacional grego perdeu a titularidade no final da primeira jornada do campeonato, no Estádio do Bessa, diante do Boavista.

Vlachodimos perdeu baliza após jogo no Bessa

Na sequência da derrota frente às panteras, Roger Schmidt deixou reparos ao guardião grego do Benfica. Na ronda seguinte, Odysseas Vlachodimos já não foi titular. A baliza ficou para Samuel Soares.

Nessa fase, já Trubin estava na Luz e demoraria pouco tempo para assumir as redes dos campeões nacionais. De então para cá, Trubin tem sido titular, com exceção de um recente jogo na Luz em que Samuel Soares voltou a assumir o posto. E há quem note que Trubin "é muito melhor" que Odysseas Vlachodimos.

Quanto ao FC Porto, Diogo Costa tem sido titular ao longo de toda a temporada na Liga dos Campeões e campeonato. Sérgio Conceição promove rotatividade na posição no que diz respeito à Taça da Liga e Taça de Portugal.

Porém, desde que relegou Marchesín para o banco, ele que viria depois a sair do clube, Diogo Costa passou a ser dono e senhor das redes portistas, e da Seleção Nacional.