Anatoliy Volodymyrovych Trubin é hoje incontestado na Luz. O jovem guardião, que Roger Schmidt apostou para defender as redes encarnadas, começou na baliza das águias com alguma incerteza entre as opiniões de comentadores mas, atualmente, o internacional ucraniano vai colecionando elogios. Carlos Freitas, antigo diretor de Sporting, Vitória de Guimarães, SC Braga e Fiorentina, entre outros clubes, reconhece que Trubin mostra estar à frente de Odysseas Vlachodimos, grego que defendeu as redes das águias nas últimas épocas.
"A meu ver, Trubin não é melhor que Vlachodimos, é muito melhor", admitiu Carlos Freitas, em declarações no Canal 11, realçando que Trubin empresta à equipa do Benfica defesas com as mãos mas também soluções para jogar com os pés.
"Além de uma capacidade enorme a jogar com os pés, deu metros à equipa, encurta quando tem de encurtar, e alonga quando tem de a alongar", justificou Carlos Freitas, deixando por isso elogios a Trubin.
Nesse sentido, o antigo dirigente verde e branco realça que o internacional ucraniano "é um guarda-redes que apresenta predicados para ser catalogado como um dos melhores guarda-redes europeus no seu escalão etário".
Deste modo, Carlos Freitas acredita mesmo que Anatoliy Trubin pode ditar uma "era" de águia ao peito no que ao posto de guarda-redes diz respeito.
"Promete vir a marcar uma era na Luz", salientou Carlos Freitas, certo de que os 10 milhões de euros que o Benfica investiu já estão justificados pelo rendimento que o internacional ucraniano tem vindo a revelar de águia ao peito.
"A meu ver, o investimento feito em Trubin justifica-se", concordou Carlos Freitas, lembrando que o Benfica e a sua SAD têm vindo a investir em jogadores jovens e, no caso de Trubin, o retorno poderá ser importante.
"É um dos seis jogadores contratados pelo Benfica no segmento sub-23, nestas operações, o Benfica despendeu 65 milhões de euros, e se desportivamente se pode considerar de alguma forma arriscado, os exemplos recentes com as vendas de Darwin Núñez e Enzo Fernández suportam esta política em termos empresariais que promete dar retorno ao Benfica", concluiu Carlos Freitas.
Depois de ser lançado na equipa principal por Roger Schmidt, já depois de Vlachodimos ter sido transferido, Trubin ainda viu Samuel Soares defender as redes encarnadas mas acabou por ser aposta em Vizela.
Após esse jogo no Minho, Trubin ainda gerou desconfiança na Liga dos Campeões mas, aos poucos, passou com as suas defesas e forma de estar em campo, dando soluções com os pés aos companheiros, a conquistar o 'tribunal da Luz'.