Portugal
"Tens a certeza absoluta que a cor do emblema não influenciou? Também não tenho"
2024-02-06 11:45:00
Adiamento do jogo do Sporting em Famalicão gera dúvidas em deputado que é um conhecido sócio dos leões

O adiamento do jogo do Sporting em Vila Nova de Famalicão continua a dar que falar e André Pinotes Batista, deputado na Assembleia da República e conhecido sócio dos leões, diz que não descarta nenhuma possibilidade que possa ter estado na base da ausência de efetivos policiais para salvaguardar a segurança no recinto desportivo.

A este propósito, André Pinotes Batista causou surpresa em estúdio na CMTV quando desafiou a jornalista a colocar-lhe algumas questões que possam ter motivado uma ausência de polícias.

"Tens a certeza absoluta que a cor do emblema não influenciou? Também não tenho", afirmou André Pinotes Batista, salientando, contudo, que não tem garantias nem de uma coisa, nem de outra.

"Não consigo ter a certeza", respondeu quando questionado se foram motivos desportivos que moveram os polícias a não estarem presente nas instalações do FC Famalicão para a realização do jogo.

"A cor do emblema não influenciou?"

De resto, entre sportinguistas tem aumentado o clima de contestação por causa do adiamento do jogo em Famalicão, numa altura em que outras partidas do futebol profissional também foram adiadas por falta de efetivos policiais.

Hélder Amaral, antigo deputado na Assembleia da República, não poupou nas críticas aos agentes de autoridade e disse mesmo que "a polícia desistiu de cumprir a sua missão".

Entre as vozes de desagrado verde e branco, Augusto Inácio, antigo treinador, jogador e dirigente dos leões, com sorrisos e humor à mistura, admitiu que "em brincadeira" vai dizendo que "os polícias gostam mais do Benfica do que do Sporting".

Com o adiamento do jogo do Sporting contra o Famalicão, o Benfica passou para a liderança do campeonato numa jornada em que o FC Porto jogou no Estádio do Dragão, poucas horas depois do adiamento do embate dos leões, e empatou com o Rio Ave. 

Até ao desfecho do jogo do Famalicão com o Sporting, pode dizer-se que o Benfica alargou vantagens para o Sporting e que o FC Porto, embora empatando, reduziu distâncias. Só depois de se saber o resultado final do duelo entre Famalicão e Sporting é que poderá entender-se as reais implicações dos resultados na classificação entre os candidatos ao título.

O adiamento do jogo deveu-se a uma ausência de efetivos da polícia por razões de saúde. Vários elementos das forças da ordem apresentaram documentos relativos a baixas médicas e não conseguiram desempenhar a sua função.

Esta situação ocorreu numa altura em que as forças da ordem têm andado nas ruas em manifestações e protestos por conta de verbas salariais que já levaram a reuniões entre associações de polícia e o governo.