Portugal
"O Sporting não tem autoridade moral nenhuma. Moutinho sempre honrou Alcochete"
2023-08-22 11:50:00
"Moutinho sempre foi exemplar no Sporting e fora do Sporting. Eu conheço os pormenores subjacentes à sua saída"

João Moutinho está prestes a regressar ao futebol português e pela porta do FC Porto. O 'motorzinho' do meio-campo da Seleção Nacional, em tempos, volta aos azuis e brancos, clube que deixou há várias épocas atrás para jogar no estrangeiro. Moutinho volta ao Dragão, depois de, em 2010, ter protagonizado uma troca que gerou momentos de tensão entre Alvalade e o Dragão, com João Moutinho a ser mesmo apelidado por "maçã podre" pelo então presidente do Sporting José Eduardo Bettencourt.

"Não podíamos continuar cá com uma maçã podre, por isso não podíamos tomar outra decisão para não correr o risco de contaminar o plantel", disse o líder sportinguista José Eduardo Bettencourt, em 2010, sobre a saída de João Moutinho para o FC Porto, por 11 milhões de euros.

Carlos Barbosa da Cruz, antigo dirigente dos leões, diz agora que sabe os contornos da saída de João Moutinho e admite que nenhum sportinguista pode apelidar do que quer que seja João Moutinho.

"O João Moutinho sempre foi um profissional exemplar no Sporting e fora do Sporting", começou por dizer o advogado que sai em defesa do centrocampista.

"O João Moutinho saiu do Sporting, e eu conheço os pormenores subjacentes à sua saída, porque o Sporting o dispensou", garantiu Carlos Barbosa da Cruz.

Por isso, o ex-dirigente verde e branco diz que "o Sporting não tem autoridade moral nenhuma para apelidar do que quer que fosse o João Moutinho".

Aliás, no entendimento de Carlos Barbosa da Cruz, "o João Moutinho sempre honrou aquilo que aprendeu como futebolista em Alcochete."

Em relação a esta contratação do FC Porto, em declarações na CMTV, Carlos Barbosa da Cruz diz que a estrutura azul e branca está a pensar bem.

"Não acho nada mal pensado. Para tapar o buraco durante um ano, se calhar, pode resultar", concluiu Carlos Barbosa da Cruz sobre João Moutinho.

Depois de várias épocas no Mónaco e depois do Wolves, o internacional português está de regresso ao futebol nacional para representar um emblema que bem conhece e pelo qual conquistou os mais importantes títulos da sua carreira, à exceção logicamente do Campeonato da Europa de seleções, em 2016, que fê-lo com a camisola das quinas, e da Liga das Nações.

Mas a nível de clubes, João Moutinho venceu campeonatos, taças de Portugal, Supertaças portuguesas e uma Liga Europa de dragão ao peito, tendo somado também uma vitória no campeonato francês ao serviço do emblema monegasco.