Portugal
"Notícia mascarada", diz Jesus sobre comunicado da Associação de Jornalistas
2020-12-02 15:55:00
"Tenho tido mais cuidado, porque qualquer palavra que diga pode trazer discussão"

Jorge Jesus não aceita as críticas de alegado machismo que tem sido alvo depois de, na zona de entrevistas rápidas, após o jogo na Madeira contra o Marítimo, se ter dirigido a uma jornalista e dito que esta não entendia o que era a qualidade de futebol.

"As críticas são injustas e explico porquê. Eu respondi a um jornalista, não respondi por ser branco, por ser preto, a um cavalheiro ou a uma senhora. Eu respondi a um jornalista", explicou Jorge Jesus, insistindo e rejeitando as acusações de que teve uma declaração machista.

"Machismo? Não sei o que é isso. Estive no Brasil onde trabalhei com tantas jornalistas, com muito carinho, onde a Irene Palma teve comigo vários dias a fazer uma reportagem. Essa carapuça para mim não me entra, mas também sei como as sociedade hoje em dia são muito mascaradas. E essa notícia é... uma notícia mascarada", disse, recusando mais comentários ao comunicado da Associação de Jornalistas de Desporto, liderada por Manuel Queiroz, que já foi comentada oficialmente também pelo Benfica.

Jorge Jesus aproveitou ainda para dizer que tem estado mais calmo no banco e na sua área técnica devido à ausência de público nas bancadas dos estádios em tempo de pandemia.

Ao ser questionado se o velho Jesus estava de volta, o técnico respondeu com humor à mistura. "Sou um menino [risos]. Por muito que nós queiramos ou não, a ansiedade dos jogos não é a mesma coisa sem público. Sem público não é igual."

"Tenho tido mais cuidado, porque qualquer palavra que diga pode trazer discussão, então tento-me conter mais. Sem adeptos, ouve-se tudo o que digo e tenho tido esse cuidado", acrescentou.

Na antevisão ao duelo frente ao Lech Poznan, em jogo referente à 5.ª jornada da Liga Europa, Jorge Jesus confirmou ainda o ponta de lança Darwin Núñez e o médio Weigl já testaram negativo à covid-19 e por isso vão ser opção.

"São jogadores que me vão dar mais soluções não só para amanhã, mas para os próximos jogos. Para ter rotatividade, é preciso ter jogadores. Estamos a falar de jogadores importantes para o futebol de qualidade da equipa", referiu o técnico, dizendo ainda que Taarabt também já testou negativo à covid-19 e elogiando o departamento médico.

"O departamento médico tem trabalhado muito bem com estes casos de covid-19, que para uns é complicado, para outros nem tanto", referiu Jorge Jesus, nesta quarta-feira.

Na conferência de imprensa, o técnico aproveitou para destacar ainda que tem gostado da participação encarnada nesta Liga Europa até ao momento.

"Já transmiti a minha ideia para a Liga Europa. Estamos a fazer uma boa caminhada", referiu o treinador do Benfica, admitindo que face ao calendário apertado poderá fazer alterações.

"Admito, mas não muitas", disse, recusando jogar num sistema de três centrais. "Ainda não tenho a equipa preparada para isso, quero melhorar a defesa a quatro", disse, rejeitando críticas que têm sido feitas a Otamendi.

"Otamendi fez um dos melhores jogos pelo Benfica [frente ao Marítimo]. E se não o afetou naquele jogo [o erro cometido], muito menos o vai afetar no próximo", sublinhou Jesus, lembrando que o camisola 30 "é um jogador experiente, internacional argentino."

"Se ele estiver bom, amanhã é ele e mais 10", avisou, desde já, Jorge Jesus.

As águias recebem os polacos em partida do Grupo D da prova, estando o pontapé inicial marcado para as 20h00 de quinta-feira, dia 3 de dezembro, no Estádio da Luz.