Portugal
"Não conhecia esta face do nosso presidente Pinto da Costa"
2024-04-06 15:00:00
"Pressentirá Pinto da Costa a derrota?", questiona conhecido sócio do FC Porto e apoiante de Villas-Boas

A sete jogos do final do campeonato e a um jogo de carimbar a ida ao Jamor, a turbulência nos corredores do Dragão sente-se dentro e fora das quatro linhas.

Neste contexto, o FC Porto encontra-se atualmente imerso num clima político de imensa tensão à medida que se aproximam as eleições para a presidência do clube azul e branco, marcadas para o final deste mês de abril.

Os bastidores estão agitados com os candidatos e as suas equipas a intensificarem os esforços de campanha, enquanto a troca de acusações e críticas entre os contendores atinge o seu auge.

No epicentro desta controvérsia estão dois protagonistas de peso no universo portista: André Villas-Boas, antigo treinador dos Dragões, e Pinto da Costa, líder máximo do FC Porto há mais de quatro décadas.

"Pinto da Costa mudou nos últimos meses. A desilusão é geral"

Villas-Boas emergiu como o principal opositor de Pinto da Costa neste processo eleitoral, lançando críticas contundentes e promovendo uma campanha que tem dividido opiniões entre os adeptos portistas e os observadores do desporto nacional.

Para alguns, as palavras do antigo técnico azul e branco representam "verdades que têm de ser ditas aos sócios", enquanto para outros são vistas como uma estratégia controversa, visando minar a estabilidade e reputação do clube da Invicta.

Face à tensão que se faz sentir na Invicta, Nuno Encarnação, gestor e conhecido sócio dos dragões, tem mostrado ser um observador atento da atualidade do FC Porto e, na sua coluna de opinião no jornal 'Record', o também apoiante da candidatura de André Villas-Boas, deixou algumas criticas à atual gestão de Pinto da Costa.

Outrora apoiante de Pinto da Costa, agora no outro lado da corrida, Encarnação observou que para além 'de se jogar o futuro do clube', nas próximas eleições 'joga-se o futuro pessoal de muita gente'.

"Nestas eleições, para além de se jogar o futuro do clube, joga-se o futuro pessoal de muita gente. Eu diria de dezenas de pessoas, cuja proximidade ao poder se tornou um hábito tal, que jamais conseguirão viver sem ele", começou por escrever o adepto portista, antes de notar uma mudança no discurso do atual líder dos dragões.

"Será por isso, talvez, que Pinto da Costa tem acentuado o seu discurso numa agressividade impensável sobre alguns dos associados", observou Nuno Encarnação.

O gestor e figura respeitada no universo azul e branco frisou ainda que Pinto da Costa, outrora conhecido pela sua 'ironia fina' e defensor acérrido dos interesses do FC Porto, parece ter desaparecido.

"Durante anos, pautou a sua essência pela ironia fina. Foi sempre um defensor incansável do FC Porto e implacável com os rivais. Este homem desapareceu", frisou o sócio portista.

Com o aproximar do dia decisivo para o futuro do FC Porto e com o intensificar das acusações entre as candidaturas, com especial ênfase para as de Pinto da Costa e Villas-Boas, Nuno Encarnação afirma que o atual líder máximo dos azuis e brancos está a pressentir uma eventual derrota, deixando a sua cadeira livre para a gestão de Villas-Boas.

"Pressentirá Pinto da Costa a derrota? Será esta uma estratégia de campanha alicerçada nos doutos conselhos dos seus consultores que agora o acompanham diariamente?", questinou.

"Não sei, apenas digo que não conhecia esta faceta do nosso presidente, que tanto mudou nos últimos meses. A desilusão é geral", rematou Nuno Encarnação.