Portugal
"Marcos Leonardo era um fantasma para o Arthur Cabral, agora é um pesadelo"
2024-01-23 13:10:00
"É inevitável que Schmidt aposte em Marcos Leonardo"

O mercado de transferências de inverno trouxe ao Benfica uma aposta de peso para 'atacar' a segunda metade da temporada: Marcos Leonardo, jovem avançado brasileiro, internacional pela seleção sub-20 canarinha.

Os primeiros capítulos da sua jornada no clube encarnado não podiam ser mais auspiciosos, com dois golos marcados nos seus dois primeiros jogos de águia ao peito, Marcos Leonardo oferece aos adeptos benfiquistas uma visão promissora para a segunda metade da época.

A contratação milionária do novo reforço levanta um dilema interessante para o treinador Roger Schmidt: optar pela juventude arrebatadora de Marcos Leonardo ou pela experiência consolidada de Arthur Cabral.

Arthur Cabral tarda em se afirmar e Marcos Leonardo vira "pesadelo"

O ex-Fiorentina, atual número 9 dos encarnados, tem vivido o seu melhor período desde a sua chegada à Luz, assumindo a titularidade devido à lesão de Tengstedt e relegando Petar Musa para o banco. Contudo, a chegada de Leonardo adiciona uma dimensão estratégica crucial ao xadrez tático de Schmidt.

Os números falam por si. Marcos Leonardo, em apenas 47 minutos em campo pelo atual campeão nacional, já deixou a sua marca com dois golos, indicando uma média impressionante que, se mantida, pode resultar em recordes significativos.

A rápida adaptação do jovem avançado ao ambiente encarnado sugere que ele pode ser uma peça fundamental nas estratégias de Schmidt. O brasileiro saltou do banco de suplentes, mas as suas performances não passaram despercebidas. Se no início era visto 

"A continuar assim, Marcos Leonardo bate uma série de recordes"

António Carraça, ex-diretor-geral do Benfica e atual comentador desportivo, partilhou recentemente a sua opinião sobre o tema no Canal 11, descrevendo a adaptação de Marcos Leonardo à Luz como transformando-se num "pesadelo" para Arthur Cabral.

"Marcos Leonardo era um fantasma para o Arthur Cabral e agora passou a ser um pesadelo"

"E passou a ser porque verificamos, eu pelo menos tive essa impressão, que Arthur Cabral teve um jogo intranquilo, inseguro e atabalhoado (frente ao Boavista para o campeonato) e a perder lances que, em princípio, domina com facilidade mas a não ter a noção exata daquilo que teria de fazer", observou Carraça, antes de abordar a rápida adaptação de Marcos Leonardo ao plantel encarnado, antevendo que o avançado irá 'bater uma série de recordes' na Luz.

"O futuro dirá a importância que poderá ter no Benfica"

"Marcos Leonardo fez dois golos em 47 minutos de Benfica. O que é uma média impressionante. A continuar assim bate uma série de recordes. Mas está com uma ‘veia’ positiva. Demonstra confiança e demonstra já ter conquistado, logicamente, os adeptos do Benfica", destacou o agora comentador.

A manifestação positiva dos colegas de equipa em resposta aos golos do brasileiro evidencia o entrosamento que ele já conquistou na equipa comandada por Schmidt, segundo o olhar atento do ex-diretor-geral das águias.

"Os próprios colegas, na forma como se manifestam quando ele faz os golos, diz bem exatamente do entrosamento que já tem na equipa", acrescentou, numa das suas intervenções no Canal 11.

"O futuro dirá a importância que este jogador poderá ter no Benfica", rematou António Carraça.

Recentemente, também Diogo Luís, antigo jogador do Benfica e agora comentador desportivo, havia manifestado a sua opinião sobre a contratação de Marcos Leonardo por parte dos encarnados. O ex-atleta português destacou a rápida adaptação do avançado à Luz e a aposta de Roger Schmidt nas suas qualidades.

"Se Roger Schmidt o meteu passado uma semana é porque ele viu nos treinos alguma coisa de diferente porque o Roger Schmidt não é louco”, sublinhou Diogo Luís, em declarações na CNN Portugal.

"Os treinadores não são loucos. Se o Marcos Leonardo entra logo num jogo decisivo contra o Rio Ave em que estava 1-1 quando ele foi chamado, tendo entrado quando estava já 2-1, porquê que não metia o Musa? Schmidt nos treinos viu que ele tinha algo de diferente", insistiu Diogo Luís.

A disputa pelo lugar no ataque encarnado entre Marcos Leonardo e Arthur Cabral não só beneficia a equipa como cria uma narrativa cativante para os adeptos acompanharem nas próximas jornadas.

Numa altura crucial da temporada, a decisão de Schmidt sobre quem será a principal referência no ataque das águias será determinante para as aspirações do Benfica. O brasileiro promissor ou o avançado experiente, a escolha do treinador alemão revelará muito sobre a estratégia encarnada para o resto da época.