Portugal
“Impressiona-me que a Liga não faça nada, ao 31.º negócio”
2022-09-02 16:35:00
Barbosa da Cruz aponta negócios "indecifráveis" entre FC Porto e Portimonense e critica inércia da Liga

A mais recente contratação do FC Porto - o guarda-redes Samuel Portugal, que representava o Portimonense - trouxe para a atualidade um tema que tem sido recorrente, nos últimos anos: o número de trocas de jogadores entre os dois emblemas.

O FC Porto pagou um milhão de euros por 20 por cento do passe do guardião, numa altura em que se falava do regresso de Nakajima ao Portimonense, por empréstimo dos campeões nacionais (transferência que não se confirmou).

"Nakajima é uma espécie de ioiô, seguindo o exemplo do Paulinho, do Ewerton…", diz o ex-dirigente do Sporting Carlos Barbosa da Cruz, que critica a Liga, não entende estas transferências e questiona o papel de Theodoro Cardoso, acionista dos algarvios e agente do ex-portista Hulk. 

O antigo dirigente leonino lamenta a inércia de todas as entidades. “O que impressiona é que ninguém se tenha preocupado em investigar esta quantidade de negócios entre Portimonense e FC Porto. São 31”, diz Carlos Barbosa da Cruz.

Segundo o ex-dirigente do Sporting, “alguns desses negócios nem se compreendem, porque são jogadores que nunca chegaram a jogar no FC Porto e depois voltaram ao Portimonense”. 

Carlos Barbosa da Cruz alude a Theodoro Fonseca, acionista do clube algarvio e agente de alguns jogadores, entre os quais Hulk. E questiona o seu papel nestes negócios: “Nunca ninguém percebeu o estatuto do acionista minoritário. Qual é o estatuto dele? Foi agente do Hulk e supostamente intermediário do Danilo”.

Também a Liga de Clubes é visada, pelo silêncio sobre estes negócios que suscitam dúvidas a Barbosa da Cruz. “Que ao FC Porto e ao Portimonense não interesse aprofundar esta matéria eu compreendo. Agora, causa-me a maior impressão que a Liga não faça nada, ao 31.º negócio entre FC Porto e Portimonense, alguns com contornos verdadeiramente indecifráveis”, afirma. 

Samuel Portugal entra, Nakajima (ainda) não sai

O FC Porto anunciou ontem Samuel Portugal, como último reforço para o plantel, neste mercado de transferências. O guardião vem colmatar a saída de Marchesín.

Já o ex-portimonense Shoya Nakajima era dado como certo nos algarvios, por empréstimo dos dragões, mas essa transferência não avançou.

O jogador não conta para Sérgio Conceição, mas foi inscrito na Liga. No entanto, poderá ainda sair do Dragão, em mercados da Ásia que ainda não estão encerrados.