Portugal
"Era perder em Alvalade e o Santa Clara fazer a surpresa do campeonato"
2023-05-16 15:45:00
"É impossível? Não é", diz antigo jogador do FC Porto Domingos Paciência

Domingos Paciência, antigo avançado do FC Porto e ex-treinador de Sporting e SC Braga, entre outros clubes, diz que em futebol tudo pode acontecer. Até que matematicamente as coisas estejam resolvidas, o ex-camisola 9 do FC Porto acredita que a equipa às ordens de Sérgio Conceição pode sonhar com a revalidação do título.

"O cenário positivo era o Benfica perder em Alvalade e depois o Santa Clara fazer a surpresa do campeonato, o último classificado ganhar na Luz. É impossível? Não é", sublinhou Domingos Paciência, realçando que, como diz o ditato popular, "enquanto há vida, há esperança".

"Enquanto for possível, matematicamente, o FC Porto vai continuar a acreditar", destacou o treinador, em declarações na Renascença, sustentando que os azuis e brancos vão ter também duelos complicados até final da temporada.

"Sabendo que o jogo em Famalicão será difícil e que a última imagem destas duas equipas foi de um jogo muito difícil, o Famalicão vai criar grandes dificuldades", antecipou Domingos Paciência.

Pinto da Costa considera que o título está "muito difícil"

Sobre a possível revalidação do título, o presidente do FC Porto, em visita à Câmara Municipal do Porto, destacou que chegar à liderança é "muito difícil".

Ainda assim, Pinto da Costa espera para ver se o Benfica escorrega na ponta final do campeonato, a tempo de o FC Porto fazer a festa do bicampeonato.

O FC Porto tem uma deslocação ao Minho na próxima jornada para defrontar o Famalicão, equipa que há duas semanas obrigou os portistas a um prolongamento nas meias-finais da Taça de Portugal.

Agora, as duas equipas voltam a medir forças para o campeonato, em jogo a realizar no Municipal de Vila Nova de Famalicão, sendo que em caso de derrota ou empate do FC Porto, o Benfica fecha praticamente a conquista do título.

O próximo final de semana poderá, de resto, ser de festa para o Benfica. Os encarnados deslocam-se ao terreno do Sporting para o dérbi lisboeta.

Se o FC Porto vencer em Famalicão, o Benfica só é campeão se derrotar a formação comandada por Rúben Amorim, no domingo, no jogo que arranca depois das 20h30.

Se o FC Porto vencer e o Benfica perder, então todas as decisões ficam adiadas para a última jornada onde o Benfica, em casa, fica a depender apenas de si para ser campeão. Já o FC Porto precisa de vencer na receção ao Vitória de Guimarães, no Estádio do Dragão.