Portugal
"É estranho não haver imagens. A quem é que aquilo aproveitaria?"
2023-09-05 10:50:00
"Porque é que aquela falha nas imagens aconteceu?", pergunta ex-presidente da Assembleia Geral do Sporting

O Sporting emitiu um comunicado para pedir que sejam averiguadas as circunstâncias em que a equipa de arbitragem do FC Porto-Arouca ficou, no Estádio do Dragão, sem recurso a imagens do sistema de videoarbitragem. Por conseguinte, o árbitro Miguel Nogueira viu-se obrigado a recorrer a um meio de comunicação móvel para falar com os companheiros na Cidade do Futebol e, num dos lances mais polémicos, acabou por reverter um penálti que tinha assinalado sobre Taremi. Inicialmente, apontou para a marca dos 11 metros, já nos descontos, e, depois, mudou a decisão e entendeu ter havido simulação do internacional iraniano do FC Porto.

Para Dias Ferreira, advogado e ex-presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting, seria interessante perceber quem tiraria proveito da ausência de imagens do VAR, nos minutos finais, da partida entre FC Porto e Arouca. O ex-dirigente leonino gostaria de saber, por isso, "a quem é que aquela história aproveita".

"O que se deve averiguar é, a partir do momento em que se perceba a quem é que aquela história aproveita, porque é que aquela falha nas imagens aconteceu?", questionou Dias Ferreira.

O antigo dirigente do Sporting diz não ser ligado a "teorias da conspiração" mas, entre comunicados do FC Porto, da Altice (empresa responsável pelas comunicações do VAR) e do Conselho de Arbitragem, diz que gostaria de explicações detalhadas.

"Eu não sou propriamente de teorias da conspiração, mas a quem é que aquilo aproveitaria? Quem tem capacidade e poder para averiguar, deve fazê-lo, porque é estranho não haver imagens", acusou o advogado, em declarações na Renascença.

Em relação à divulgação dos áudios das comunicações entre VAR e equipas de arbitragem, que brevemente serão revelados publicamente, Dias Ferreira entende que seria possível ir mais longe do que divulgar conversas de há várias jornadas atrás.

Ainda assim, o ex-dirigente do Sporting acredita que isto que se irá fazer já é positivo por parte do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol.

"Acho que isso é muito tempo, vai dar muito tempo para que se façam muitas conversas antes disso chegar. Se isso fosse todas as semanas a seguir à jornada seria muito melhor, mas para quem não faz nada pela transparência, como o Conselho de Arbitragem, já não é mau", comentou Dias Ferreira.

A finalizar, o antigo dirigente do Sporting Dias Ferreira diz que "não vale a pena estar a querer passar de pobre a rico de um dia para o outro".