Portugal
Conselho de Disciplina castiga Varandas com 45 dias de suspensão
2021-05-26 18:55:00
Presidente do Sporting sancionado por declarações visando Pinto da Costa

O presidente do Sporting, Frederico Varandas, foi suspenso por 45 dias por declarações efetuadas em 23 de outubro de 2020, revelou hoje o Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

"Os membros da secção profissional do CD da FPF decidem julgar procedente, por provada, a acusação e, consequentemente, condenam o arguido Frederico Nuno Faro Varandas na sanção de 45 dias de suspensão e, acessoriamente, na sanção de multa de 7.650 euros", pode ler-se no comunicado daquela secção.

Nessa altura, o dirigente leonino estava envolvido numa troca de argumentos com Pinto da Costa, depois do presidente do FC Porto ter dito que Varandas se devia dedicar à medicina.

"Nunca o vi lutar para que haja públicos nos estádios. Tem que mostrar aos sócios que é um defensor do Sporting, mas ninguém vai nisso. Penso que o presidente do Sporting, no dia em que se dedicar à medicina, presta um grande serviço ao Sporting", disse então Pinto da Costa, ao comentar declarações anteriores de Varandas, sobre um penálti que" nunca seria revertido na Luz ou no Dragão".

Na resposta, antes do Sporting embarcar para os Açores, onde iria defrontar o Santa Clara, Frederico Varandas lembrou as escutas do Apito Dourado e classificou Pinto da Costa como “um bandido”, acrescentando que o líder portista “não podia ser dirigente do que quer que fosse num país de primeiro mundo”.

"Pode ter um grande sentido de humor, ser culturamente acima da média, ter um currículo cheio de vitórias, mas um bandido será sempre um bandido. Num país do primeiro mundo, o senhor Pinto da Costa jamais tinha sido dirigente fosse do que fosse", reagiu então Frederico Varandas.

Entre os restantes castigos decididos, realce ainda para a multa aplicada à Sporting de Braga SAD de 12.495 euros também por declarações publicadas no dia 03 de novembro de 2020, logo após o embate com o Famalicão de 02 de novembro, nas quais foram feitas menções a jogos disputados pelos 'arsenalistas' nas seis jornadas anteriores.

Também a FC Porto SAD e a Sporting SAD foram multadas por falta de comparência de agentes desportivos à 'flash interview' do jogo entre ambas de 19 de janeiro de 2021, da meia-final da Taça da Liga, tendo os 'dragões' sido multados em 5.712 euros e os 'leões' em 6.630.