Portugal
"As ameaças do Rui dos túneis a funcionarem na perfeição"
2023-02-27 09:50:00
"O ameaçado no VAR conseguiu transformar dois lances casuais numa expulsão e num pénalti", diz ex-candidato portista

O Benfica é cada vez mais líder da classificação do campeonato e tem agora oito pontos de vantagem para o FC Porto, que foi derrotado em casa pelo Gil Vicente. O 'galo cantou' no Dragão num jogo em que os portistas acabaram com nove jogadores por expulsão de João Mário e Matheus Uribe. A partida ficou ainda marcar por um penálti assinalado a favor dos gilistas que, inicialmente, o árbitro não assinalou mas o VAR mandou-o ver as imagens.

Do lado dos campeões nacionais as críticas à arbitragem têm sido várias, desde Sérgio Conceição a Pinto da Costa, sendo que os rivais também chamam a atenção para um lance de Pepe que, a dado momento da segunda parte, viu amarelo, mas há quem entenda que o capitão dos nortenhos deveria ter sido expulso.

José Fernando Rio, antigo candidato à presidência do FC Porto, entende que a jornada deve ser avaliada não apenas pelas incidências do jogo do Dragão mas também em relação ao jogo do Benfica em Vizela, onde as águias venceram por 2-0.

O antigo candidato portista alude à abordagem de Rui Costa ao árbitro Tiago Martins, recentemente, no túnel de acesso aos balneários de Braga, num jogo em que os encarnados se queixaram da arbitragem. E José Fernando Rio entende que essa abordagem do presidente benfiquista já está a dar resultados.

"As ameaças do sinistro Rui dos túneis a funcionarem na perfeição", assinalou José Fernando Rio, lembrando que no jogo FC Porto-Gil Vicente estava Tiago Martins, que foi abordado por Rui Costa, líder benfiquista.

"Tiago Martins, o ameaçado, no VAR conseguiu transformar dois lances casuais numa expulsão e num pénalti. Viva a verdade desportiva", assinalou José Fernando Rio, em mensagem deixada nas redes sociais, juntando a sua indignação à do mais alto responsável portista, Pinto da Costa.

"Acabem com o VAR"

Após a derrota dos dragões com o Gil Vicente, por 2-1, na qual os azuis e brancos terminaram a partida reduzidos a nove jogadores, o presidente do FC Porto, Pinto da Costa, pediu que se acabe com o vídeoárbitro (VAR).

"Acabem com o VAR, porque haver VAR para uns e não haver VAR para outros, faz um sentido contrário da verdade do jogo", afirmou Pinto da Costa.

"Se defende a verdade desportiva e se o VAR só atua para alguns e para outros não atua, acabe-se com o VAR, porque não está a fazer nada a não ser gastar dinheiro e a desvirtuar a verdade do campeonato", acrescentou Pinto da Costa, em declarações no Porto Canal.