Portugal
"A subserviência da arbitragem portuguesa ao Benfica é doentia"
2023-09-30 07:25:00
"A seguir o Benfica volta a ser beneficiado, levado ao colo e lá se vai outra vez a verdade desportiva", diz Rio

O FC Porto saiu da capital derrotado em casa do Benfica por 1-0, valendo um golo de Ángel Di María. O jogador argentino bateu Diogo Costa na segunda parte e ajudou os campeões nacionais a carimbarem os três pontos diante do rival. Só que a arbitragem de João Pinheiro e de Artur Soares Dias, que esteve no VAR, deixaram com os 'cabelos em pé' os portistas, que não gostaram de algumas decisões, entre as quais, a de expulsar Fábio Cardoso, ainda na primeira parte, por entrada em falta, segundo entendimento da equipa de arbitragem, sobre David Neres, que seguia no ataque.

Para José Fernando Rio, antigo candidato à presidência do FC Porto, o sentimento que lhe invade a alma é o de "revolta" na sequência do clássico da Luz. "Sinto-me revoltado", desabafou José Fernando Rio, velando críticas às arbitragens nacionais. "A subserviência da arbitragem portuguesa ao Benfica é doentia, inexplicável e prejudica o futebol português", disse o ex-candidato, acabando por ir mais longe.

"Prejudica, até, o país. A prepotência e o descaramento com que regularmente prejudicam o FC Porto é inadmissível", declarou José Fernando Rio, prosseguindo no tom crítico, na mensagem deixada nas redes sociais, nas últimas horas.

"O Benfica não pode estar a cima da lei", disse José Fernando Rio, para quem o jogo ficou "estragado, inclinado e inquinado" pelos critérios da equipa de arbitragem.

Além disso, José Fernando Rio teme que, em um "outro qualquer jogo a seguir o Benfica volta a ser beneficiado, levado ao colo e lá se vai outra vez a verdade desportiva".

Perante isso, o antigo candidato à presidência do FC Porto assegura que em outras alturas os portistas tomariam medidas. "Noutros tempos, marcharíamos sobre Lisboa", referiu, deixando depois os "parabéns" de forma irónica à equipa de arbitragem que esteve a dirigir o clássico entre Benfica e FC Porto.

"Parabéns aos melhores jogadores em campo: João 'Mostovoi' Pinheiro e Artur 'melhor árbitro português' Soares Dias", vincou José Fernando Rio, falando de "dois pilares intransponíveis que merecem inteiramente os três pontos ganhos".

Depois, o ex-candidato à presidência do FC Porto aproveitou ainda para destacar que gostou que João Pinheiro não tivesse dado ordem de expulsão ao jogador Zé Pedro, que entrou para o eixo defensivo portista, após a expulsão de Fábio Cardoso. 

O jovem formado no emblema azul e branco teve uma entrada sobre um jogador do Benfica mas João Pinheiro considerou que a jogada era de amarelo e não para a exibição da cartolina vermelha.

"A única mancha foi quando o arturinho chamou o mostovoi para expulsar o grande Zé Pedro e ele o mandou comer pastéis. Parabéns a eles, à arbitragem portuguesa e a quem dirige o futebol português. A verdade desportiva, quando se trata do Benfica, que se prejudique".