Grande Futebol
Solksjaer com arranque de leão "à Ferguson"
2018-12-24 11:00:00
Desde os tempos do mítico treinador que o Manchester United não marcava cinco golos na liga inglesa

Foi um verdadeiro arranque de leão, uma arranque "à Ferguson". Solksjaer começou da melhor forma a sua missão ao serviço do Manchester United com uma goleada das antigas, uma goleada de 5-1, obtida em Cardiff. Desde os tempos do mítico treinador que o colosso britânico não conseguia marcar cinco golos na Premier League. É preciso remontar a 19 maio de 2013 para encontrar algo semelhante, mas dessa vez a mão cheia de remates certeiros não deu, imagine-se, para o United vencer, resultando num empate, fora de portas, diante do West Bromwich. Um mero, percalço, de uma carreira a todos os títulos excecional do técnico escocês, também um mestre das goleadas.

Solksjaer era um dos "ases de trunfo" de Alex Ferguson enquanto jogador e tenta agora colocar em campo enquanto treinador alguns dos mandamentos que aprendeu com o veterano treinador, um dos mais titulados do Mundo. Para primeira amostra, dificilmente poderia estar mais satisfeito. "O futebol é fácil quando tens bons jogadores. Estou contente com todos eles, mesmo todos. Quando tens o Martial e o Jesse Lingard em cada uma das alas, o Rashford na frente com o Paul a apoiá-los, é uma delícia assistir. Enquanto mantivermos este nível, vamos continuar a somar pontos", afirmou, após o avultado triunfo, de sorriso estampado no rosto. "Eles usam o símbolo do Manchester United na camisola e há uma razão para isso. São jogadores de qualidade, por isso é que estão no clube. Quando chegas e conheces novas pessoas, ficas entusiasmado. Esta foi a noite em que melhor dormi, porque senti que podia estar tranquilo”, acrescentou.

Apesar da boa noite que diz ter passado, o novo treinador dos "red devils" admitiu que a semana não foi propriamente fácil. "Foi uma semana complicada para eles. Foi uma semana complicada para mim, para ser sincero. Ainda que tenha sido agradável, houve várias coisas a passar pela cabeça, mas eles responderam de forma fantástica."

É neste contexto que Solksjaer acredita numa possível recuperação que possa levar o United aos lugares de apuramento para a Liga dos Campeões. "Vamos pensar jogo a jogo, estamos a oito pontos, mas já fizemos recuperações destas no passado. Agora temos varias equipas para alcançar, mas o nosso trabalho é jogo a jogo. Não queremos olhar muito para a frente, mas sempre fizemos boas segundas partes de temporada."

Com o futebol em remodelação após a saída de José Mourinho, o Manchester United equaciona nesta altura a possibilidade de ter a figura de um diretor desportivo. Candidatos não faltam. A começar por Peter Schmeichel, campeão europeu com Solksjaer nos grandes tempos do colosso britânico. "Acho que vou concorrer ao cargo de diretor desportivo. Quero regressar ao futebol. Quando abandonas a competição é complicado encontrar o caminho, mas acho que este será o correto", referiu o antigo guarda-redes do Sporting, em declarações à "BBC".