Portugal
Xadas semeia e colhe frutos na Horta do André e do Ricardo
2017-10-01 20:20:00
Exibição magistral do jovem médio, bem secundado por André e Ricardo Horta, conduzem SC Braga à maior goleada da época

Uma exibição magistral de Bruno Xadas, bem secundado pelos irmãos Ricardo e André Horta, conduziu o SC Braga à maior goleada da temporada em exibição prática, objetiva, colorida com seis golos que levaram a Pedreira ao rubro, perante um Estoril cheio de boas intenções mas inconsequente. Abel Ferreira operou uma verdadeira revolução na equipa após o suado triunfo obtido ao minuto 89 sobre o Basaksehir na Liga Europa, por 2-1, mas o coletivo não se ressentiu e através de uma exibição segura e consistente não deixou de corresponder às expetativas.

Pode parecer estranho tendo em conta o desnivelamento do resultado final, mas o conjunto de Pedro Emanuel até entrou melhor no jogo. Com cinco derrotas consecutivas, os canarinhos deitaram esse factor para trás das costas e surgiram afoitos em Braga. Só não marcaram à passagem do minuto 10 porque Matheus, com uma enorma estirada, evitou o golo de Evangelista.

Acontece que pouco depois, no primeiro ataque com perigo que efetuou até antão o SC Braga... marcou. Quase nove meses depois, Dyego Sousa, voltou aos golos, respondendo de forma subtil a uma assistência do mastro Bruno Xadas, que este domingo justificou o número que ostenta nas costas: o 10. O jovem médio arrancou para uma exibição de excelente nível conferindo largura e geometria ao futebol da equipa de Abel Ferreira que, ainda antes de fechar o primeiro tempo, elevou a contagem para 2-0. Desta feita foi Raúl Silva a marcar, fazendo o terceiro golo na Liga. Adivinha quem fez a assistência? Bruno Xadas, pois claro. 

O SC Braga chegou assim mais confortável ao intervalo. Mas nem isso parecia desarmar o Estoril. A equipa de Pedro Emanuel deu tudo para ficar relançada no jogo nos primeiros minutos do segundo tempo, mas três minutos de sonho do conjunto da casa (entre os 55 e os 57 minutos) acabaram com qualquer veleidade dos canarinhos. Fábio Martins, primeiro, e Bruno Xadas, depois, através de um soberbo remate de pé direito que fez levantar o estádio elevaram o resultado para 4-0.

A partir daqui, o SC Braga embalou para uma ponta final de excelente nível. Como Abel Ferreira rodou a equipa, esta não apresentou níveis de cansaço acentuados e os jogadores mostraram-se dispostos a mostrar serviço, pelo que Ricardo Horta ainda bisou com dois belos golos. De resto, João Carlos Teixeira, que entretanto havia entrado, e Bruno Xadas ainda desperdiçaram duas boas oportunidades para marcar.

Contas feitas, os bracarenses conseguiram a maior goleada da temporada na Liga, igualando, à condição, o Marítimo na quarta posição com 15 pontos. A atravessarem a melhor fase da época, os arsenalistas já vão em seis jogos consecutivos sem conhecer o sabor da derrota. Em contraponto, o Estoril somou o sexto jogo consecutivo a perder no campeonato em fase verdadeiramente para esquecer. Soma apenas seis pontos e ocupa a última posição, a par de Moreirense, Aves e CD Tondela.

Hélder Malheiro efetuou uma arbitragem segura, acertada do ponto de vista técnico e disciplinar em jogo que até pela forma como decorreu não foi propício a grandes polémicas.