Portugal
Caso dos emails: FC Porto recorre para o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos
2018-02-27 23:15:00
Decisão foi anunciada esta terça-feira por Francisco J. Marques (na foto), diretor de comunicação dos dragões

Depois de ter sido impedido de revelar mais emails do Benfica pelo Tribunal da Relação do Porto, o FC Porto vai recorrer da decisão para o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos. Quem o garantiu foi Francisco J. Marques, diretor de comunicação do clube, que considera que está "a ser violado o interesse público que toda esta matéria encerra".

"O FC Porto submete-se às decisões do tribunal, embora discorde em absoluto. A sentença põe em causa princípios básicos da democracia ao cortar a liberdade de expressão. Casos como Wikileaks, correio classificado que o Assange divulgou, Panana Papers e outros. O FC Porto aceita a sentença, não vai procurar saber se os juizes são portistas, benfiqustas, sportinguistas e nem vai colocar em causa a sua independência", disse Francisco J. Marques no programa 'Universo Porto da Bancada', do 'Porto Canal'.

O dirigente criticou ainda o valor da multa em caso de violação da decisão do Tribunal da Relação do Porto. "Nas indemnizações por morte os tribunais portugueses são de uma avareza incrível, neste caso foram mãos largas a ter em conta. Não me lembro de serem pagas indemnizações de 200 mil euros. Parece-me desproporcional. Surpreende que quase 44 anos depois do 25 de abril a única televisão fora de Lisboa seja a impedida de prestar o direito à informação. Pela primeira vez na democracia portuguesa isso acontece", assegurou.