Grande Futebol
Slimani chegou para vencer, mas não convenceu. E agora?
2017-12-16 19:45:00
O antigo avançado do Sporting não teve o impacto esperado e pode estar de saída do Leicester City

Islam Slimani não teve o impacto que se esperava na Premier League. O antigo jogador do Sporting tem sido uma personagem secundária desde que chegou ao Leicester City a troco de 30 milhões de euros. Slimani iniciou apenas uma partida como titular, das 18 já realizadas na Liga Inglesa. O internacional argelino, que saiu de Alvalade em lágrimas, está de malas feitas para deixar os Foxes. Resta saber qual será o destino de um jogador que deixou muitas saudades em Portugal. 

Foi lavado em lágrimas que Islam Slimani se despediu dos sócios do Sporting. O ponta-de-lança argelino estava com viagem marcada para Inglaterra. Tinha tudo acertado com o (surpreendente) campeão inglês. Aos cofres de Alvalade estavam para chegar cerca de 30 milhões de euros por um jogador que tinha chagado ao clube em troca de pouco mais de 300 mil euros três temporadas antes. 

Em Portugal, Slimani mostrou-se uma espécie rara. Um goleador felino. Agressivo na procura dos espaços e sempre pronto para acrescentar um pouco mais. Marcou golos, muitos golos. De Alvalade saiu com a fama de marcar golos, com frequência, aos grandes rivais do Sporting. Benfica e FC Porto sofreram aos pés (e pela cabeça) de Slimani. Por isso esperava-se que vingasse num campeonato como o inglês. Parecia propício para as características de Slimani. Mas não foi isso que aconteceu. 

Chegou ao Leicester como um pedido expresso de Claudio Ranieri – o técnico italiano que tinha guiado o clube ao título de campeão - e a verdade é que o início de Slimani com as cores dos Foxes foi prometedor. Depois de uma participação na vitória do Leicester no terreno do Club Brugge por 3-0 em partida para a Liga dos Campeões, o argelino brindou os sócios com um bis na primeira vez que atuou no Estádio King Power. O Leicester City bateu o Burnley por 3-0 e Super Sli deixou água na boca. 

Ao reboque de uma época desastrosa por parte de toda a equipa, Slimani perdeu grande parte do estado de graça com que iniciou a sua carreira por terras de Sua Majestade. Como consequência do arranque aos trambolhões, Ranieri viu-se arredado dos comandos da equipa. Se as coisas já não estavam a correr de feição a Slimani pior ficaram com a chegada de Craig Shakespeare ao comando técnico de uma equipa que precisava de um milagre para ficar na Premier League. 

A verdade é que o milagre aconteceu. Mas sem Islam Slimani. Numa altura em que o cenário era cada vez mais negro, as opções recaíram nos homens da casa. Aqueles que um ano antes haviam estado por trás do maior feito do clube. Jamie Vardy e Okasaka (e por vezes Ulloa) iam sendo os eleitos para atuarem no ataque da equipa.  

Se a primeira temporada de Islam Slimani em Inglaterra tinham ficado aquém do que esperava o atacante de 29 anos, as coisas só pioram na segunda. O jogador que marcou 57 golos em três temporadas ao serviço do Sporting, apenas entrou de início em quatro ocasiões na presente época. E apenas uma destas partidas contava para a Premier League. São 117 minutos no campeonato. Slimani não tem sido, sequer, convocado para as últimas partidas do Leicester City, agora sob o comando técnico do francês Claude Puel. É evidente que as coisas não estão a correr bem. 

Com o aproximar do mercado de inverno, os boatos de que Islam Slimani está de malas feitas para deixar o Leicester City ganham mais substância do que nunca. De Inglaterra há interessados. À Cabeça está o Watford FC de Marco Silva. O treinador português conhece bem o jogador dos tempos em que trabalharam juntos no Sporting onde conquistaram uma Taça de Portugal. Mas há mais interessados. Em Alvalade, certamente, estarão muito atentos ao desenrolar da situação de Islam Slimani.