Grande Futebol
Houve massacre, houve milagre e o Brasil lá ganhou (Vídeo)
2018-06-22 14:50:00
Houve penálti marcado sobre Neymar, mas o árbitro, com recurso ao VAR, recuou na decisão. Veja o lance.

O Brasil venceu a Costa Rica, por 2-0, nesta sexta-feira, em jogo da segunda jornada do grupo E do Mundial 2018. Em São Petersburgo, a equipa de Tite sufocou a Costa Rica - que já está eliminada -, após uns primeiros 45 minutos mornos, e, depois de desperdiçar várias oportunidades, conseguiu o milagre já em tempo de compensação, com um golo de Coutinho e outro de Neymar, que terminou o jogo em lágrimas (ver galeria principal).

O jogo começou divivido – a primeira aproximação a uma das áreas até foi por parte da Costa Rica –, mas, à passagem dos 20 minutos, o Brasil decidiu jogar. Primeiro, golo (bem) anulado a Gabriel Jesus, por fora de jogo. Logo a seguir, Neymar isolou-se e falhou perante a mancha de Navas. Pouco depois, remates de Marcelo e Coutinho, para fora, antes de uma boa jogada de Neymar que não deu finalização. Brasil cinzento, mas com um par de oportunidades.

Na segunda parte, veio avalanche azul (sim, o Brasil jogou de azul), já com Douglas Costa no lugar de Willian: o Brasil entrou forte – muito forte, mesmo –, com várias oportunidades nos primeiros dez minutos e, sobretudo, com uma grande dinâmica e criatividade em zonas ofensivas. Primeiro, Gabriel cabeceou para a trave, antes de mais duas oportunidades desperdiçadas por Coutinho e Neymar, esta última travada com uma grande defesa de Navas. Logo a seguir, assistência de Paulinho e nova oportunidade desperdiçada por Coutinho. Aos 67 minutos, Miranda salvou o Brasil do descalabro, evitando uma clara possibilidade de finalização da Costa Rica, dentro da área. Já com Firmino em campo - saiu Paulinho -, Neymar desperdiçou uma grande oportunidade de golo, atirando por cima, em zona frontal.

Espaço para o VAR e para o milagre

Perto dos 80 minutos, houve penálti. O árbitro assinalou falta sobre Neymar, mas, com recurso ao VAR, achou que era fita de Neymar e recuou na decisão. Aos 90+1, veio o milagre. Cruzamento de Marcelo e, depois do cabeceamento de Firmino, Gabriel amorteceu para Coutinho finalizar de bico, à Romário. Já aos 90+5, com a Costa Rica balanceada para o ataque, Neymar só teve de encostar o passe de Douglas Costa, num contra-ataque.

Veja o lance do penálti de Neymar e do golo de Coutinho.

Onze do Brasil: Allisson; Fágner, Thiago Silva, Miranda, Marcelo; Casemiro, Paulinho, Coutinho; Willian, Neymar e Gabriel Jesus.

Onze da Costa Rica: Navas; Gamboa, Acosta, Giancarlo González, Óscar Duarte, Oviedo; Celso Borges, Guzmán; Bryan Ruiz, Venegas e Ureña.

Resultados - Grupo E
Brasil-Costa Rica, 2-0
Sérvia-Suíça, 19h

Classificação
1.º Brasil 4 pontos, 2 jogos
2.º Sérvia 3 pontos, 1 jogo
3.º Suíça 1 ponto, 1 jogo
4.º Costa Rica 0 pontos, 2 jogos