Wenderson Galeno vinha sendo associado à Seleção Nacional de Portugal, mas viu Dorival Júnior, selecionador brasileiro chamá-lo para os compromissos da canarinha. O jogador do FC Porto já deu conta da satisfação que tem com esta chamada ao escrete, numa altura em que este poderia também ser naturalizado como internacional português.
Roberto Martínez, técnico espanhol que orienta a Seleção portuguesa, já tinha dado conta que estava atento ao extremo do FC Porto. "O Galeno esteve em todas as pré-listas, porque é um jogador diferente e que na nossa estrutura pode jogar por fora, sendo destro pode atuar na esquerda", afirmou Roberto Martínez, em declarações ao jornal O Jogo, em dezembro de 2023.
Agora que Galeno foi chamado à canarinha, Fernando Mendes, antigo internacional português, assume ter ficado "feliz" já que assim não haverá outro jogador nascido no Brasil a ser naturalizado internacional português pela Seleção das quinas.
"Galeno que vá para a seleção do Brasil. Isto não é o Azerbaijão", diz Fernando Mendes
"Estou muito feliz de ele ter ido à seleção do Brasil. Sinceramente. Nada contra o Galeno", vincou Fernando Mendes, realçando que nada o move contra jogadores nascidos no Brasil.
"O que eu questiono é que se meta em causa quem teve a ideia de talvez levar o Galeno à Seleção Nacional. Não está em causa o valor do Galeno. Ponto. Não é por ele ser brasileiro. Nada disso. Zero. Acho que já chega, com todo o respeito pelo povo brasileiro", afirmou Fernando Mendes.
"Já temos o Pepe, já temos o Otávio, já temos o Matheus Nunes", lembrou ainda o antigo internacional português, que falava em declarações na CMTV, sobre o jogador do FC Porto que vinha sendo falado para representar Portugal.
"Isto não é a seleção de futsal do Azerbaijão com jogadores brasileiros, italianos, aquilo é tudo assim", criticou Fernando Mendes, reiterando a sua satisfação com a chamada de Galeno à canarinha.
"Fico muito feliz dele ir à seleção do Brasil", referiu ainda o ex-futebolista, admitindo que, na sua leitura, Galeno estava à espera de ver quem o iria convocar primeiro.
"Ele estava à espera de quem aparecesse primeiro", disse, lamentando que a Seleção Nacional de Portugal possa ser encarada num "segundo plano".
"Foi convocado para o Brasil. Excelente para ele"
"A nossa Seleção é segundo plano. Não vai ao Brasil, vai para os portugueses. É a minha interpretação", assegurou ainda Fernando Mendes, sublinhando nada ter contra o atleta do FC Porto.
"Não tenho nada contra o Galeno, acho que é um excelente jogador", afirmou ainda, certo de que Galeno "faz muito bem" em aceitar a convocatória para representar o Brasil.
"Temos jogadores excelentes no futebol português que podem ir à Seleção. Ele que vá para a seleção do Brasil", insistiu Fernando Mendes.
"Isto não é o futsal da Rússia ou do Azerbaijão", apontou novamente, concluindo depois: "Foi convocado para o Brasil. Excelente para ele".