O jogador Galeno, do FC Porto, foi chamado para representar a seleção do Brasil e o tema tem dado que falar, visto que o extremo tem condições para ser também jogador internacional por Portugal. Pedro Henriques, antigo jogador de futebol, admite que Galeno optará pela canarinha, até porque, nesta altura, acredita que pode ser uma oportunidade de carreira.
"Acho que é uma oportunidade única", disse o antigo jogador de futebol, colocando reservas relativamente a uma carreira de Galeno com as quinas ao peito no contexto atual da Seleção Nacional portuguesa, orientada por Roberto Martínez.
Pedro Henriques com dúvidas de que Galeno tivesse "condição" a jogar por Portugal
"Eu não sei se ele na Seleção portuguesa terá condição. Ele é um jogador de grande qualidade para ser titular. No Brasil também é difícil", avaliou ainda assim Pedro Henriques.
Em declarações na Sport TV, o ex-futebolista sustentou ainda que vê a equipa portuguesa num patamar superior nesta altura do que a equipa do escrete.
"Eu, e não por ser português, ou não só por ser português, acho que neste momento a Seleção portuguesa é melhor", atirou Pedro Henriques, realçando, porém, que o Brasil tem um legado histórico no futebol mundial.
"Isto não aconteceu muitas vezes na história do futebol a Seleção portuguesa ser melhor que a seleção brasileira", lembrou ainda Pedro Henriques, sublinhando que o Brasil foca sempre a conquista do Mundial e, logicamente, não pode jogar o Campeonato da Europa.
"Acho natural que o Galeno escolha a seleção brasileira"
"Mas são competições diferentes e eu acho natural que o Galeno escolha a seleção brasileira", admitiu Pedro Henriques, certo de que mesmo nesta altura não é fácil ser convocado para uma seleção como a do Brasil.
"Para chegar à Seleção brasileira mesmo neste momento em que não é tão forte como já foi..., mas isto são fases das equipas, é preciso não esquecer que o Brasil tem jogadores supertalentosos", referiu o ex-lateral Pedro Henriques.
O agora comentador relevou ainda que o Brasil, nestas últimas décadas, "não tem conseguido estar nos momentos de decisão no Campeonato do Mundo". Recorde-se que há muitos anos que o hexacampeonato, um sonho dos brasileiros, escapa à turma canarinha.
Galeno não é caso único de futebolistas nascidos no Brasil que podem representar a Seleção Nacional, sendo que Pepe, Otávio ou Matheus Nunes são os atuais internacionais nascidos naquele que é conhecido por 'país irmão'.
Contudo, as internacionalizações de jogadores têm levantado polémica e intensas discussões nos corredores do futebol nacional.