Prolongamento
“Vergonha do futebol português é finalmente revelada”, escreve Calciomercato
2020-03-04 10:55:00
Imprensa italiana destaca buscas, com Rui Pinto na origem da investigação e grandes clubes (e Jorge Mendes) como alvo

O Fisco colocou no terreno mais de 200 inspetores, para uma megaoperação em alguns clubes e sociedades anónimas desportivas, entre os quais Benfica, FC Porto e Sporting, bem como a Gestifute, de Jorge Mendes.

A notícia, entretanto confirmada e detalhada pela Procuradoria-Geral da República, chegou já aos órgãos de comunicação social internacionais. E o Calciomercato é extremamente duro na sua análise e num olhar sobre o futebol português.

“Rui Pinto continua preso há mais de um ano, como se fosse um criminoso da pior espécie. Uma vergonha mundial, enquanto a vergonha nacional do futebol português é finalmente revelada”, escreve o jornal italiano, no último parágrafo de uma notícia onde dá conta da investigação que está em curso nesta quarta-feira.

Com a foto de Jorge Mendes a ilustrar a notícia, o Calciomercato fala em “suspeitas de lavagem de dinheiro”, num caso que pode envolver “muitas personalidades do futebol português”.

Na base esta operação estarão também suspeitas de crimes de fraude fiscal qualificada, alegados esquemas que podem ter sido descobertos através das revelações feitas por Rui Pinto no caso Football Leaks.

“Importa salientar que o que desencadeou esta investigação foram as revelações feitas pelo Football Leaks”, aponta o Calciomercato.

Refira-se que não são apenas os clubes grandes que são visados na operação da Autoridade Tributária. 

Segundo a revista Sábado, as diligências preveem “buscas ao FC Porto, Benfica, Sporting, SC Braga, Vitória de Guimarães, Marítimo, Estoril, Portimonense e outros clubes”.

As autoridades vão, segundo a mesma revista, proceder à apreensão de documentos relacionados com “negócios milionários de jogadores”.

E as operações vão estender-se “ao escritório de Carlos Osório de Castro, advogado de Ronaldo e do empresário Jorge Mendes”.