Prolongamento
Real contratou Ronaldo como embaixador sem fazer contrato, denuncia Rui Pinto
2021-03-05 17:40:00
Criador do Football Leaks volta a destacar artigo do infoLibre sobre alegado esquema de fraude fiscal

Rui Pinto, que está a ser julgado em Portugal por um total de 90 crimes, incluindo 68 de acesso indevido, 14 de violação de correspondência e seis de acesso ilegítimo, denunciou através da plataforma Football Leaks, que criou, mais um caso de alegada fraude fiscal associada ao futebol.

Os dados divulgados pelo hacker foram agora trabalhados pelo jornal espanhol infoLibre, que dá conta de um esquema criado pelo Real Madrid, um dos clubes mais ricos do mundo, para alegadamente não pagar impostos relativos à remuneração de ex-jogadores, entretanto contratados para outras funções na estrutura.

Neste suposto esquema, o Real Madrid continuou a pagar “milhões” a algumas antigas glórias, como os ‘galáticos’ Ronaldo ‘Fenómeno’ Nazário, Roberto Carlos e Raúl González, para que desempenhassem funções no clube.

Só que estes pagamentos seriam, de acordo com as informações avançadas por Rui Pinto e relatadas pelo infoLibre, feitos ‘debaixo da mesa’, uma vez que não havia qualquer contrato formal – ou seja, a implicar pagamento de impostos – entre o clube e os embaixadores.

“O Real Madrid contratou o ex-jogador Ronaldo [‘Fenómeno’ Nazário]  como embaixador do clube, por um milhão de euros anuais. Mas não fez contrato, por motivos fiscais...”, denunciou Rui Pinto, através das redes sociais, partilhando a ligação para o artigo do infoLibre.

De acordo com o jornal espanhol, Ronaldo ‘Fenómeno’ Nazário e Roberto Carlos foram contratados como embaixadores em 2016 e Raúl como adjunto do diretor-geral no ano seguinte. A cada um dos ex-jogadores, o Real Madrid pagava um milhão de euros por ano.

“O clube negou-se a fazer um contrato de trabalho com Ronaldo por motivos fiscais”, publicou o infoLibre. No caso de Roberto Carlos, o jornal espanhol destaca que o Real Madrid teve de cativar parte da remuneração por ordem da justiça brasileira, depois do antigo lateral ter sido condenado, por um tribunal de São Paulo, pelo não pagamento dapensão alimentícia a dois dos nove filhos.

Este artigo do infoLibre foi baseado em informações divulgadas pelo Football Leaks, de Rui Pinto, que em Portugal responde em tribunal por 68 crimes de acesso indevido, 14 de violação de correspondência, seis de acesso ilegítimo, um de sabotagem informática e um de extorsão na forma tentada.