Prolongamento
"Só por milagre o Milan não foi eliminado pelo Rio Ave que desceu. Estão a ver?"
2021-10-21 15:30:00
"Barcelona mesmo assim tem melhor equipa que o Milan", defende Diamantino Miranda

O sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões colocou no caminho das equipas lusas alguns dos tradicionais 'tubarões' da Champions, equipas com história e dimensão europeia, com peso na mais emblemática competição do 'velho continente' que, por esta altura, têm enfrentado dias de maior amargura e longe da ribalta de outras eras. O Barcelona no agrupamento do Benfica e o AC Milan no do FC Porto têm um nome 'pesado' na história do futebol. Mas grande parte dos analistas desportivos foram prevendo que raramente na história como agora as equipas portuguesas, com orçamentos menores mesmo assim face aos referidos emblemas, poderiam 'bater o pé' a estes rivais.

E se o Benfica travou o Barcelona, agora sem Messi, no Estádio da Luz, o FC Porto, de Sérgio Conceição, também não deixou o AC Milan sair com pontos do Estádio do Dragão. No fundo, as duas equipas lusas amealharam não apenas pontos para o ranking português como também conseguiram colocar o seu nome na estatística de confrontos com duas equipas com tamanho legado.

As comparações entre o que são e o que foram quer AC Milan e Barcelona têm sido várias e Diamantino Miranda, antigo internacional português, aproveita para dar o seu contributo nesta discussão, fazendo referência ao facto de, a seu ver, mesmo nas condições atuais, o Barcelona tem outras armas que não vê neste AC Milan.

"Sem entrar em muitas polémicas há uma coisa que temos de ser aqui rigorosos. Este AC Milan, e falou-se do Benfica em variadas ocasiões que tinha a oportunidade de ganhar ao Barcelona e o Benfica assim o fez, o Benfica ganhou ao Barcelona, mas este AC Milan não tem nada que ver com aqueles AC Milan's que as pessoas [se lembram]. Tem o nome do clube. Já não tem o Silvio Berlusconi nem as equipas que tinha", afirmou Diamantino Miranda.

O ex-jogador do Benfica lembra que na última temporada, na Liga Europa, o conjunto de San Siro quase foi afastado pelo Rio Ave, equipa que mais tarde na temporada viria a descer de divisão, enquanto que o AC Milan se sagraria vice-campeão transalpino.

"Estou a falar do AC Milan que, no ano passado, não foi eliminado só por milagre pelo Rio Ave que desceu de divisão. Estão a ver?", assinalou Diamantino Miranda. "Estou a falar dos nomes que os clubes têm", acrescentou.

Ao ser lembrado que tais declarações poderiam valer-lhe críticas por parte de alguns adeptos, Diamantino Miranda desvalorizou essa situação. "Deixa atacar", referiu, na CMTV, destacando que, no Estádio do Dragão, o AC Milan foi "arrasado". "Arrasado é a palavra exata".

Diamantino Miranda referiu ainda que não acredita que alguém esteja em desacordo quando diz que "este Milan já não é o que era". Ao mesmo tempo, o ex-futebolista fez questão de dizer que o Barcelona, adversário do Benfica, também "já não é o que era". Mas mesmo assim, vê a equipa de Camp Nou com outros argumentos atualmente que não vê na turma de San Siro.

"Equiparem esta equipa do AC Milan ao Barcelona que jogou com o Benfica, por exemplo", disse, acrescentando: "Acho que o Barcelona mesmo assim tem melhor equipa que o AC Milan. Pelo menos tem jogadores".