Prolongamento
"O Manuel Oliveira é um árbitro tipo anos 80, 90"
2022-03-14 10:10:00
Antigo jogador de futebol critica atuação do árbitro do Benfica-Vizela

A arbitragem de Manuel Oliveira no jogo entre Benfica e Vizela, que terminou empatado no Estádio da Luz, continua a dar que falar e Pedro Henriques, antigo jogador encarnado, lamenta a atuação do árbitro e da equipa de videoarbitragem. O antigo futebolista revela até que já viu o árbitro em questão fazer atuações "do arco da velha" e não entende como vai sendo nomeado, juntamento com o videoárbitro André Narciso.

"O Manuel Oliveira penso que é um árbitro tipo anos 80, 90", afirmou Pedro Henriques, lembrando um jogo entre Portimonense e Rio Ave no qual a exibição do árbitro já mereceu a sua crítica. "Foi das coisas mais do arco da velha. Portanto, são dois árbitros que as características deles enquanto árbitro não vão ao encontro do espírito do jogo, para mim."

Em declarações na Sport TV, Pedro Henriques referiu ainda que as críticas do Benfica devem merecer uma reflexão por parte do Conselho de Arbitragem, lembrando que o VAR tem um assistente que deveria ver os lances polémicos.

"O VAR tem o AVAR", recorda o antigo futebolista sobre a polémica arbitragem do Estádio da Luz, com o Benfica a empatar diante do Vizela e a criticar duramemente o trabalho da equipa de arbitragem.

Nélson Veríssimo, treinador do Benfica, foi uma das vozes críticas. "Não sei se é por culpa da arbitragem. Ao minuto 70, é um lance capital, porque é penálti. Criámos oportunidades suficientes para fazer golo. O guarda-redes teve mérito. Se temos o VAR para analisarmos situações...Por princípio, não gosto de falar de arbitragens, mas hoje não percebo o que é que o VAR não viu. A pergunta é: temos o VAR para quê?", questionou.

O vice-presidente encarnado Luís Mendes aos microfones da Benfica TV também lamentou a atuação da equipa de arbitragem. "Foi o resultado possível em função da arbitragem que tivemos. Só pergunto como é que o Sr. André Narciso não vê isto."

Através da newsletter oficial, o Benfica também deixou reparos às arbitragem e fala mesmo em "epidemia" que vem "de longe". "A epidemia de más decisões do VAR em prejuízo do Benfica já vem de longe. Este ano, tem sido sempre a somar e a marcar pontos... para os outros, os mesmos de sempre".

Por outro lado, o Benfica deixou reparos à associação de árbitros de futebol. "A APAF deveria ser a primeira a solicitar esclarecimentos públicos para que os erros de uns não prejudiquem todos os outros, mas insiste recorrentemente na defesa do indefensável", pode ler-se na argumentação da SAD encarnada.

O emblema liderado por Rui Costa manifesta ainda desejo de conhecer as comunicações entre Manuel Oliveira e o VAR André Narciso. "Quais foram as comunicações entre o árbitro e o VAR no momento do penálti e no da expulsão perdoada ao Vizela?".