Prolongamento
"Artur Soares Dias é habilidoso de mais. Eu posso provar"
2022-03-21 10:05:00
"Seria bom que nesta fase final viessem árbitros estrangeiros para evitar problemas", aconselha Octávio Machado

A arbitragem de Artur Soares Dias no Estádio do Bessa no dérbi Boavista-FC Porto colocou o foco mediático nas críticas ao juiz da Associação de Futebol do Porto, tido por algumas figuras do desporto nacional como um dos árbitros de elite do campeonato. Octávio Machado tem opinião contrária e entende que "Artur Soares Dias está a ser um exemplo péssimo para os jovens árbitros".

"É habilidoso de mais", afirmou Octávio Machado, antigo dirigente do Sporting, prosseguindo no tom crítico em relação ao árbitro da Associação de Futebol do Porto. "Ele quer ser a figura principal do jogo, chamar as atenções, é vaidoso", acrescentou Octávio Machado, garantindo ter provas do que diz. "Eu posso provar. Posso dizer isto à vontade. Posso provar", insistiu Octávio Machado.

Por conseguinte, o antigo dirigente leonino, que também exerceu funções do FC Porto, entende que Artur Soares Dias "deixou mais uma vez ficar mal a arbitragem nacional".

"Criou discussão para a semana inteira", acredita Octávio Machado que, em declarações na CMTV, aconselhando a Federação Portuguesa de Futebol a convocar árbitros estrangeiros para apitar jogos nesta ponta final da temporada portuguesa.

"Seria bom que nesta fase final viessem árbitros estrangeiros para evitar problemas", desejou Octávio Machado, lembrando que tem sido uma das vozes críticas em relação à abertura das provas nacionais a árbitros estrangeiros.

Porém, perante o estado atual da arbitragem portuguesa e numa altura em que as grandes decisões estão em curso, acredita que seria a melhor solução.

O emblema azul e branco orientado por Sérgio Conceição é nesta altura o líder da I Liga portuguesa, tendo mais seis pontos que o Sporting, de Rúben Amorim, que segue na segunda posição da tabela classificativa.

Dragões e leões já não se voltam a defrontar para o campeonato nacional nesta temporada, mas ainda vão medir forças no Estádio do Dragão, em partida da segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal. Para já, a vantagem é dos azuis e brancos que venceram na primeira mão em Alvalade, num jogo apitado por Artur Soares Dias.

Nos últimos tempos, a pressão e as críticas em relação às arbitragens aumentaram significativamente, sendo que Octávio Machado culpa "Tiago Craveiro", dirigente da Federação Portuguesa de Futebol, que está de saída do organismo federativo para abraçar funções na UEFA.

No entender de Octávio Machado, o estado atual da arbitragem portuguesa não pode permanecer como está e pede mudanças para que as coisas possam seguir outro percurso.