O Sporting assegura ter 23 títulos de campeão nacional e durante a presidência de Frederico Varandas o assunto, que foi levantado nos tempos de Bruno de Carvalho, foi avaliado por pareceres académicos e sujeito a apreciação por parte da Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Futebol, que não deu razão ao objetivo verde e branco. Desse modo, a entidade que tutela o futebol português determinou em Assembleia Geral que eram reconhecidos oficialmente aos sportinguistas 19 títulos de campeão nacional e não 23.
Agora, após o Sporting ter emitido um comunicado a velar críticas ao Benfica, na sequência de um caso onde um empresário está a a ser julgado por, alegadamente, ter pedido a jogadores do Rio Ave para, em 2016, facilitarem num jogo contra as águias, Jaime Cancella de Abreu, conhecido sócio dos encarnados, diz que não compreende esta postura dos leões.
"O Sporting, que martelou a história para atribuir a si próprio quatro títulos de campeão – uma espécie de tetra da treta – e sobrevive financeiramente à custa de perdões de dívida que desvirtuam gravemente a concorrência que se quer leal, emitiu um comunicado sobre um processo judicial suportado nas incongruências e incoerências dos seus pobres denunciantes", salientou Jaime Cancella de Abreu.
Em comentário no jornal O Jogo, Cancella de Abreu lembra que "dois deles – uma curiosidade – posteriormente contratados pelo próprio Sporting".
"Sobre este processo, convém lembrar, já o clube tinha recebido do Ministério Público – insuspeitíssimo quando se trata do Benfica – reiteradas decisões contrárias às suas pretensões", sustentou o conhecido sócio encarnado.
Para Cancella de Abreu, nesta situação, o emblema liderado por Frederico Varandas "pôs-se a jeito e levou do Benfica uma resposta que fez jus à expressão 'o tiro saiu-lhe pela culatra'".
"O presidente do Sporting a mim não me engana"
A este respeito, recorde-se, também Diamantino Miranda, antigo capitão encarnado, tinha já saído em defesa do Benfica e lamentado a atitude do Sporting de Frederico Varandas.
De resto, o antigo internacional observou que, para si, Varandas "não é muito diferente de outros presidentes recentes que o Sporting teve".
"Com todo o respeito, mas o presidente do Sporting, não sei qual a relação que tem pessoal com os dirigentes do Benfica ou com o Rui Costa, mesmo as relações institucionais muito boas, estou só a dar a minha opinião, a mim não me engana. A mim não me engana em relação ao Benfica. Não é ao futebol português. Já fez coisas com as quais eu concordo. Mas em relação ao Benfica não me engana", afirmou Diamantino Miranda.