Portugal
"Só espero que não ponham lá na Seleção o Jorge Jesus"
2022-12-16 12:45:00
Antigo embaixador não diz quem gostaria de ver no cargo, mas espera que não seja o ex-técnico de águias e leões

A rescisão de contrato entre a Federação Portuguesa de Futebol e o técnico Fernando Santos tem dominado as conversas no futebol nacional. O assunto tem sido abordado por diferentes vertentes, entre elogios, críticas e mensagens de despedida a Fernando Santos. Mas há quem procure já antever o que pode vir no horizonte.

José Mourinho tem sido um dos nomes apontados à sucessão de Fernando Santos, sendo que também já se falou na imprensa de Paulo Sousa, Abel Ferreira, o espanhol Luis Enrique e até Jorge Jesus, o antigo treinador de Benfica e Sporting, que está no Fenerbahçe, da Liga da Turquia.

Francisco Seixas da Costa, antigo embaixador de Portugal na ONU, diz que caberá à Direção da Federação Portuguesa de Futebol escolher quem renderá Fernando Santos no cargo.

Porém, de entre todos os nomes que têm sido falados, o antigo diplomata espera, contudo, que não seja colocado no cargo de selecionador Jorge Jesus.

"Não sei de futebol o suficiente para me pronunciar. Só espero que não ponham lá o Jorge Jesus", apelou Francisco Seixas da Costa, em mensagem deixada nas suas redes sociais.

O antigo embaixador referiu ainda que a queda de Fernando Santos do cargo de selecionador se deveu a um conjunto de fatores, nomeadamente a pressão que o cargo em si acaba por acarretar.

"Lá vai Fernando Santos à vida! Nada que surpreenda! Há muito treinador de bancada que acha que, com o 'material' que tinha à sua disposição, deveria ter feito muito melhor."

Fernando Santos, técnico de 68 anos, que em 2020 renovou contrato até 2024, deixa o cargo após oito anos à frente dos destinos da turma das quinas.

Nesse período, Fernando Santos guiou Portugal aos maiores sucessos da história do país no que ao futebol diz respeito, tendo alcançado a vitória no Campeonato da Europa de 2016, na final de Paris, diante da França, com o célebre golo apontado no período de prolongamento por Eder.

Também foi com Fernando Santos ao leme da formação lusa que Portugal venceu a Liga das Nações, no Estádio do Dragão, valendo um golo de Gonçalo Guedes, que ditou o triunfo na final contra os Países Baixos.

Agora, com a saída de Fernando Santos, caberá ao presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, escolher o sucedor do engenheiro no cargo.

A missão mais imediata do novo selecionador será preparar a entrada de Portugal no apuramento para o Campeonato da Europa de 2024.