Portugal
"Eu resolvia isto do Ronaldo fácil. Não dá direito a tudo"
2022-12-16 09:50:00
"Deixaram o Fernando Santos sem amparo, sem estrada para andar", critica antigo internacional português

Fernando Santos já não é selecionador nacional de Portugal. O treinador que guiou a turma das quinas aos maiores sucessos da sua história, não resistiu ao contexto criado na sequência do Campeonato do Mundo, onde caiu nos quartos de final perante Marrocos, numa prova marcada por incidências em redor de Ronaldo, tendo mesmo Fernando Santos relegado o madeirense para o banco de suplentes e optado por outras soluções.

"O velho ditado futebolístico de que a 'corda parte sempre pelo lado mais fraco', que é o do treinador, aconteceu mais uma vez e quero dar um grande abraço ao Fernando Santos", começou por dizer João Alves, lembrando que estamos na presença de "alguém que foi muito importante e contribuiu bastante para o desenvolvimento do futebol português".

"Não consigo entender como é que numa Seleção onde estão homens do futebol como Humberto Coelho e João Vieira Pinto deixaram chegar isto a este ponto", lamentou o 'luvas pretas', falando num efeito de "bola de neve" que "prejudicou" o contexto da Seleção Nacional, concretizando com a questão de "Ronaldo, exatamente".

"Portugal e o futebol português têm que estar sempre gratos por aquilo que ele fez, mas também isso não dá direito a tudo", avisou João Alves.

"É evidente que houve aqui coisas que foram mal conduzidas e os dirigentes da Federação Portuguesa de Futebol têm grandes responsabilidades ao terem deixado chegar esta situação onde chegou e deixaram o Fernando Santos sem amparo, sem estrada para andar", destacou ainda João Alves.

Por conseguinte, o antigo internacional português diz que a Seleção Nacional está perante um "grande problema para resolver", mas diz que sabe como é que este pode ser ultrapassado.

"Tem de haver disciplina numa equipa de futebol"

"Eu sei como é que se resolvia se fosse presidente. Eu? É muito simples. A corda não partia pelo lado mais fraco. Fernando Santos e mais nada. E se não tivesse que ser convocado o Ronaldo, não era convocado. É assim que as coisas têm de ser. Tem de haver disciplina numa equipa de futebol. Isso é fundamental para se obterem resultados", salientou o 'luvas pretas'.

Em declarações na RTP, João Alves disse também que onde não há disciplina, "não conseguimos resultados". "É tão simples quanto isto", concluiu o antigo internacional pela Seleção de Portugal.

A Federação Portuguesa de Futebol já se despediu de Fernando Santos e vários foram os internacionais que nas horas que se seguiram ao adeus do selecionador deixaram mensagens de agradecimento ao técnico. Cristiano Ronaldo, capitão de equipa, permanence em silêncio a respeito deste tema, até ao momento.