Portugal
Quem é Bruno Lage, o sucessor de Rui Vitória?
2019-01-04 12:20:00
O Bancada apresenta-lhe o novo timoneiro da equipa principal encarnada.

Aos 42 anos, Bruno Lage tem o maior projeto na carreira de treinador, ao ser indicado para assumir os destinos do Benfica, sucedendo a Rui Vitória. Formado em Educação Física, Lage especializou-se na área do futebol e cumpriu um longo período nas camadas jovens das águias, numa carreira em crescendo, patamar a patamar, em vários emblemas.

Antes do Benfica, passou pelo Vitória de Setúbal, 1.º de Maio, Comércio e Indústria e Estrela de Vendas Novas.

Nos sadinos começou na já distante época de 1997/98, tendo depois treinado o Comércio Industria na 1.ª Divisão Distrital como treinador principal, e como adjunto, o AD Fazendense (3.ª Divisão), Estrela de Vendas Novas (3.ª Divisão. e 2.ª Divisão B), além do Sintrense (3.ª Divisão).

Ao mesmo tempo, Lage colaborou na Escolinha de Futebol Quinito, tendo desempenhado as funções de treinador e coordenador técnico.

Em 2004, assina contrato com o Benfica, sendo que assumia, até suceder a Vitória, o comando técnico da equipa B. O agora treinador interino dos encarnados ajudou a formar, entre outros, Bernardo Silva, Gonçalo Guedes e João Cancelo.

Mas na época 2012/2013, Bruno Lage aventurou-se nas arábias e foi orientar os juniores do Al Ahli, deixando para trás vários anos de ligação ao Benfica.

O trabalho realizado nas arábias permitiu-lhe assumir a equipa B do clube do Dubai, na época seguinte. Por esta altura, Lage trabalhava de perto com Carlos Carvalhal, que era o coordenador técnico, e que anos mais tarde o levaria para Inglaterra, onde esteve quer no Sheffield Wednesday, quer no Swansea.

O jovem técnico nunca saiu do radar encarnado e voltaria à Luz nesta temporada, para treinar a equipa B das águias. Agora, depois da saída de Rui Vitória, Bruno Lage abraça o maior projeto da sua carreira ao ser indicado para treinador da equipa benfiquista.

Coautor do livro “Futebol – Um Saber sobre um Saber fazer” em parceria com Carlos Carvalhal e João Mário, Lage também é autor do livro “Formação – da iniciação à equipa B”.

O seu regresso a Portugal foi motivado, acima de tudo, para conseguir estar mais perto do filho, de 3 anos, como o técnico justificou.

Metódico, Bruno Lage é um treinador que gosta que os seus treinos terminem sempre com cabeceamentos da bola, para afinar esta situação de jogo. Vai liderar o clube da Luz, com complicados desafios pela frente.