Roger Schmidt chegou ao Benfica na última época e foi campeão nacional. Também na Liga dos Campeões alcançou os quartos de final, ultrapassando adversários de topo europeu como o Paris Saint-Germain de Messi, Neymar e Mbappé, na altura, e a Juventus.
Mesmo falhando provas como a Taça da Liga ou a Taça de Portugal, o técnico alemão angariou apoios e um capital de confiança entre a massa associativa que lhe permitiram entrar na nova época com confiança reforçada.
Mesmo que na etapa final da última temporada tenha desperdiçado uma vantagem ampla na I Liga, Schmidt ficou com o título de campeão. E os adeptos 'esqueceram' esse facto dado que a vantagem acabou por ser suficiente para conquistar o '38'.
"Há festa dos adeptos do Benfica no Marquês", se Schmidt sair
Na segunda época de Roger Schmidt na Luz as coisas estiveram (quase) sempre longe de ser aquilo que foram na primeira temporada. As opções de Roger Schmidt foram sempre contestadas, a comunicação do treinador criticada.
Roger Schmidt já foi alvo de assobios, lenços brancos e até foram atiradas garrafas de água ao treinador. Este não se ficou e, por palavras, convidou já por várias vezes os adeptos críticos a ficarem em casa.
Apesar da campanha em 2023/2024 na Liga dos Campeões não ter sido como esperado, e depois de cair na Liga Europa frente ao Marselha nos penáltis, Roger Schmidt continua a ser um nome com mercado.
O técnico alemão tem sido associado ao Bayern e Fernando Mendes, antigo jogador de futebol, entende que as águias querem "despachar" o treinador para outras paragens.
“Se aparece o Bayern para levar o Roger Schmidt, logo a seguir há uma festa dos adeptos do Benfica no Marquês de Pombal porque conseguiram despachar o Roger Schmidt”, comentou Fernando Mendes.
"É culpado mas não é tão culpado do que se está a passar no Benfica"
Em declarações na CMTV, o antigo jogador de futebol, que chegou a representar o Benfica, tal como o FC Porto e o Sporting, entre outros emblemas, destacou ainda que Roger Schmidt não pode ficar com a culpa toda da época encarnada em 2023/2024.
“É culpado mas não é tão culpado do que se está a passar no Benfica”, avisou o antigo jogador Fernando Mendes numa fase em que são pedidas reflexões no Benfica.
Perante a carreira do Benfica nas várias provas, e mesmo que a época ainda não esteja encerrada, há mesmo quem peça uma ampla e profunda reflexão "sem umbigos e quintinhas" no Benfica.