Portugal
"Parece que têm medo de dizer que foi um frango"
2022-12-12 11:45:00
Antigo capitão do Benfica e a "má abordagem" do guarda-redes português no jogo contra Marrocos

Diogo Costa, de 23 anos, tem sido aposta titular no FC Porto, por parte de Sérgio Conceição, e também na Seleção Nacional relegou para o banco de suplentes Rui Patrício, que nos últimos anos foi dono e senhor das redes lusitanas. Ao longo dos últimos jogos, Diogo Costa foi sendo elogiado pelas prestações, mas ficou marcado, recentemente, pelo adeus da turma das quinas ao Campeonato do Mundo.

O golo sofrido frente a Marrocos nos quartos de final do Campeonato do Mundo, no Catar, que ditou o afastamento luso da prova da FIFA, teve origem num salto do jogador marroquino que conseguiu chegar com a cabeça onde Diogo Costa não conseguiu chegar com as mãos na área portuguesa.

José Calado, antigo médio e ex-capitão do Benfica, entende que o guarda-redes Diogo Costa é um jogador de valor e talento para continuar a segurar as redes lusas, mas não percebe como é que não se tem falado muito na saída dos postes do guarda-redes português.

"Parece que têm medo de dizer que foi um frango", afirmou o antigo jogador profissional, referindo que se tratou de uma "má abordagem" do guarda-redes.

Em declarações no canal de televisão CMTV, o antigo capitão do Benfica salientou, contudo, que é preciso não esquecer as exibições que Diogo Costa tem vindo a somar nos últimos tempos e que lhe valem créditos para continuar à frente de Rui Patrício na hierarquia para a titularidade na turma das quinas.

"Eu acho que é um guarda-redes espetacular", referiu ainda José Calado, em comentário ao lance que marcou a eliminação da equipa portuguesa.

Diogo Costa, formado no FC Porto, tem currículo nos escalões jovens das seleções nacionais, nomeadamente nos sub-21 onde se foi destacando até agarrar a titularidade no FC Porto.

Além da confiança de Sérgio Conceição, que lhe deu a baliza portista e retirou Agustín Marchesin, que entretanto deixou o FC Porto, Diogo Costa também alcançou um lugar na turma das quinas.

Aliás, no Campeonato do Mundo, Diogo Costa foi totalista na formação portuguesa, sendo que quer Rui Patrício quer José Sá, os outros dois guarda-redes convocados, não somaram qualquer minuto por opção de Fernando Santos, o selecionador nacional.

Diogo Costa é um dos ativos mais cobiçados nas balizas europeias, tendo contrato válido com a SAD do FC Porto até 2027, estando blindado por uma cláusula de rescisão fixada em 75 milhões de euros. O guardião tem 23 anos de idade.