Portugal
"O Schmidt provou-nos que não é necessário armar confusão para ser campeão"
2023-06-16 11:50:00
"Há outras formas de se conseguir ganhar", reconhece Carlos Carvalhal

Roger Schmidt chegou, viu e venceu na primeira temporada como técnico do Benfica, alcançado o principal objetivo da época, a conquista do título de campeão, ao qual lhe juntou uma campanha de relevo na Liga dos Campeões, onde levou a águia das pré-eliminatórias de acesso à fase de grupos até aos quartos de final.

Para Carlos Carvalhal, antigo treinador do Sporting e SC Braga, entre outros emblemas, o técnico germânico deu uma lição aos agentes do futebol nacional, chegando "arejado da cabeça" e mostrando que é possível ser um vencedor com uma postura mais serena e de sorriso nos lábios.

"Eu acho que o fundamental que ele trouxe foi vir arejado da cabeça e, às vezes, faz falta gente arejada da cabeça", afirmou Carlos Carvalhal, falando de um treinador "preocupado com a equipa, positivo, a rir e descontraído".

"Às vezes, faz falta gente arejada da cabeça"

Além disso, Carlos Carvalhal diz que Roger Schmidt montou "uma equipa a praticar bom futebol" e trouxe "essa aragem que às vezes é necessária no nosso futebol muito pressionado, muito carrancudo, onde as pessoas não se podem rir, em que as pessoas têm que estar todas aos gritos uns com os outros, e temos que andar aos pontapés".

Em declarações no canal de notícias da RTP, o treinador mostrou-se satisfeito com os ensinamentos de Roger Schmidt ao futebol nacional.

"Se calhar, o Roger Schmidt provou-nos a todos nós que não é necessário andar aos pontapés nem aos gritos, nem a armar confusão, nem andar aos gritos com os jogadores, para ser campeão", observou o técnico Carlos Carvalhal, que na última época treinou na principal Liga espanhola de futebol.

"Teve um grande FC Porto e um SC Braga a arranhar"

No fundo, destacou Carlos Carvalhal, o alemão Roger Schmidt mostrou aos portugueses que "há outras formas de se conseguir ganhar" no futebol.

Por outro lado, Carlos Carvalhal destacou que o título do Benfica acaba por ter outro brilho pela forma como teve de enfrentar os rivais FC Porto e SC Braga, que ficaram imediatamente atrás dos campeões nacionais.

"Teve um grande FC Porto e um SC Braga a arranhar, que fez também um bom campeonato", disse o ex-técnico do Sporting e do SC Braga que deixou o Celta de Vigo e procura agora um novo projeto para treinador, não descartando a possibilidade de fazer uma pausa na carreira de treinador que conta já com passagens pelos principais campeonatos como Premier League e La Liga espanhola.