Portugal
Gil Vicente de regresso à 1.ª divisão em 2019/20
2017-12-12 19:00:00
Caso Mateus com resolução à vista.

O Gil Vicente estará de regresso à Liga Portuguesa em 2019/20. A informação foi avançada pela Liga, em comunicado, esclarecendo que esta subida da equipa de Barcelos só foi possível graças ao acordo entre Gil Vicente e Belenenses, relativo ao "Caso Mateus". Recorde-se que, em 2006, os minhotos foram condenados à descida administrativa à Segunda Liga, após a utilização do angolano Mateus, atual jogador do Boavista.

“Trata-se de um acordo histórico, que põe fim a um diferendo que durava há 12 anos. A boa vontade de ambas as sociedades desportivas é notória e a Liga Portugal monitorizará todos os passos, de ora em diante, no sentido da resolução definitiva nas várias instâncias”, disse Pedro Proença, ao site da Liga Portugal.

O entendimento "fechará uma página do passado do nosso futebol e é a prova das capacidades agregadoras da Liga de hoje”, acrescentou o presidente da Liga. 

Os clubes decidirão, agora, em que moldes se efetuará a subida do Gil Vicente, daqui a duas temporadas. Descerem mais clubes, descerem menos clubes ou alargar a competição são cenários possíveis.