Portugal
Gil Vicente impõe empate em casa do Estoril
2021-10-03 20:50:00
Galos estiveram perto da reviravolta

Estoril Praia e Gil Vicente empataram hoje a dois golos, num emotivo duelo da oitava jornada da I Liga de futebol, disputado no Estádio António Coimbra da Mota, em que as duas equipas mostraram ambição e personalidade.

Em posição tranquila no campeonato, as duas equipas proporcionaram um desafio de bom nível e que manteve até ao fim a incógnita sobre quem podia sair vencedor. Foi também um jogo com várias ‘caras’, sendo que a primeira expôs o melhor lado do Estoril já visto na prova: qualidade na transição e competência na finalização, com Rui Fonte, aos 11 minutos, a inaugurar o marcador num bom cabeceamento na linha da pequena área, após assistência de André Franco.

O início perfeito do Estoril acabou por originar uma excelente reação do Gil Vicente, na qual foi bem visível o contraste entre os dois conjuntos. Enquanto a equipa de Bruno Pinheiro insistia numa saída de jogo apoiada desde o guarda-redes, fiel à sua identidade, o Gil Vicente – hoje sem Ricardo Soares no banco, por expulsão no desafio com o FC Porto – respondia com uma pressão alta e um futebol muito prático, direto e objetivo.

A partir dos 20 minutos, o encontro mudou a sua ‘face’, quando Patrick William cometeu um erro na primeira fase de construção, logo junto à grande área, ao colocar a bola num adversário, com Vítor Carvalho a responder de pronto com um remate e o central estorilista a redimir-se, desviando para canto. E aí caiu o domínio dos anfitriões, sucedendo-se então diversos lances perigosos pelos gilistas, nomeadamente, por Samuel Lino (24) e Murilo (26).

Com o trabalho de casa bem feito sobre o adversário, o Gil Vicente cresceu na partida e alcançou o empate aos 42 minutos, através de Samuel Lino, num remate colocado de pé esquerdo de fora da área. A igualdade já assentava bem no marcador ao intervalo, mas o Estoril teve um último ‘forcing’ bem sucedido, ao conquistar uma grande penalidade depois de um puxão de Zé Carlos sobre Arthur, que André Franco converteu no 2-1 já durante os ‘descontos’ (45+2).

No regresso dos balneários, o Gil Vicente voltou a provar a sua força mental perante o golpe sofrido antes do apito para o intervalo e voltou à carga com novo empate. Quando estavam decorridos apenas cinco minutos no segundo tempo, aos 50, Fran Navarro finalizou para o 2-2 uma jogada de insistência do Gil com um remate à meia-volta, no coração da área.

A igualdade galvanizou o Gil Vicente e levou a equipa em busca da reviravolta, que esteve algumas vezes perto de se materializar, com Daniel Figueira a negar o golo a Zé Carlos e Murilo e ainda Gamboa, que havia saltado do banco, a evitar por duas vezes remates gilistas quando a baliza estava deserta, na sequência de um erro do guardião estorilista.

Sem conseguir deixar o Estoril ‘KO’, o Gil Vicente acabou ainda por ver os anfitriões operarem a última mudança na face do encontro, com um ‘pressing’ intenso nos derradeiros 10 minutos, que por pouco não se traduzia num inesperado triunfo no remate de Clóvis ao poste, aos 88. Contudo, o empate resistiu a todas as emoções e prevaleceu até ao apito final do árbitro João Pinheiro.

Com este resultado, o Estoril Praia mantém a quarta posição na I Liga, com 15 pontos em oito jogos, enquanto o Gil Vicente é oitavo classificado, com nove pontos.

Jogo no Estádio António Coimbra da Mota, no Estoril.

Estoril Praia – Gil Vicente, 2-2.

Ao intervalo: 2-1.

Marcador:

1-0, Rui Fonte, 11 minutos.

1-1, Samuel Lino, 42.

2-1, André Franco, 45+2 (grande penalidade).

2-2, Fran Navarro, 50.

Equipas:

- Estoril Praia: Daniel Figueira, Carles Soría, Patrick William, Lucas Áfrico, Joãozinho, Rosier, Francisco Geraldes (João Gamboa, 58), André Franco (Romário Baró, 58), Arthur (Xavier, 69), Chiquinho (Bruno Lourenço, 73) e Rui Fonte (André Clóvis, 73).

(Suplentes: Thiago Silva, Ferraresi, David Bruno, João Gamboa, Romário Baró, Xavier, Bruno Lourenço, André Clóvis e Leonardo Ruiz).

Treinador: Bruno Pinheiro.

- Gil Vicente: Frelih, Zé Carlos, Lucas, Rúben Fernandes (Hackman, 90), Talocha, Vítor Carvalho, Pedrinho, Fujimoto (Leautey, 69), Murilo (Matheus Bueno, 69), Samuel Lino (Bilel, 90) e Fran Navarro (Elder Santana, 78).

(Suplentes: Brian, Hackman, Bilel, Leautey, Aburjania, Boubacar, Henrique Gomes, Matheus Bueno e Elder Santana).

Treinador: Ricardo Soares.

Árbitro: João Pinheiro (AF Braga).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Rosier (30), Chiquinho (38), Zé Carlos (44), Murilo (65), Leautey (75) e Pedrinho (87).

Assistência: 814 espetadores.