Portugal
"Eticamente é reprovável. Salvador não se pode arrogar ser dono do SC Braga"
2022-10-11 12:55:00
"Liga, FPF e poder político têm de estar preparados", diz antigo dirigente do clube minhoto

O grupo de investimento que detém o Paris Saint-Germain aquiriu uma parte da SAD do SC Braga e pela primeira vez um clube de topo a nível nacional vê a entrada de capital estrangeiro mediático como é o fundo do Qatar entrar na sociedade que gere o futebol profissional.

A notícia tem gerado elogios e algumas críticas à forma como o processo está a ser conduzido por António Salvador, o rosto que ficará para sempre marcado com esta viragem no modelo de negócio do futebol brancarense. Por isso, para António Duarte, antigo dirigente do clube minhoto, será necessário avaliar bem as consequências que esta medida poderá ter num clube centenário.

"António Salvador não se pode arrogar ser dono do SC Braga. O SC Braga é um clube com mais de 100 anos de história e, portanto, pertence aos associados o poder", avisou António Duarte, dizendo que "eticamente" não aprova esta decisão da SAD bracarense.

"Eticamente é reprovável e eticamente não o concebo", disse António Duarte, apelando às instâncias que tutelam o futebol em Portugal para se prepararem para o que aí vem.

"A própria Liga e a Federação Portuguesa de Futebol e o poder político em Portugal têm que estar preparados para os tempos a seguir", alertou António Duarte, em declarações na Renascença, rádio à qual também falou sobre este tema Daniel Sá, diretor do Instituto Português de Administração e Marketing.

"Já há investimento estrangeiro há vários anos em Portugal, mas não desta forma estratégica e expressiva e que pode mudar a estrutura do futebol português", salientou Daniel Sá.

Por outro lado, este especialista em gestão e marketing revela que poderá ser ditado um novo ciclo no futebol português. "Sabemos o investidor que é, a força que tem e que pode mudar as regras do jogo", referiu Daniel Sá, prevendo que o SC Braga possa tornar-se num clube "satélite" do Paris Saint-Germain.

"Pode haver possibilidade de utilizar o SC Braga como espécie de clube satélite no plano desportivo e beneficar da aprendizagem da performance financeira e desportiva do SC Braga", admitiu Daniel Sá.

Além disso e perante o contexto do futebol atual, o especialista em gestão e marketing realça que os clubes são dos associados "de forma simbólica" e não descarta que FC Porto, Benfica e Sporting possa tomar o mesmo caminho no futuro.

"Se o SC Braga é uma boa aposta, imaginem os três grandes", disse Daniel Sá sobre a entrada de investimento do Qatar na SAD do SC Braga.