Portugal
Alex Bunbury, o rosto de um projeto ambicioso para o 1º Dezembro
2018-03-15 16:35:00
O melhor marcador de sempre na história do Marítimo é o rosto principal do projeto e falou ao Bancada

O antigo avançado internacional canadiano Alex Bunbury, que em Portugal se distinguiu no Marítimo, na década de 1990, vai investir no 1º Dezembro, e explicou ao Bancada a razão de ter abraçado um projeto ambicioso, focado numa forte aposta no futebol de formação e sénior, e que terá como objetivo a subida às ligas profissionais, e ainda uma intervenção qualitativa e quantitativa nas infraestruturas do clube de Sintra.

Este projeto, classificado de inovador, e cujo investimento é na ordem de 1,5 milhões de euros, inclui a construção de uma academia de futebol, com capacidade para cerca de 60 camas, um auditório, ginásio, centro médico e de recuperação, "pretendendo vir a ser uma das academias de referência na Europa", conforme anuncia o clube presidido por José Francisco Gomes em comunicado, após a aprovação por unanimidade, em assembleia geral, da constituição de uma SAD. Nesse mesmo comunicado, o clube sintrense dá as boas-vindas a Alex Bunbury que "vai investir em Sintra, no país campeão europeu, no talento dos jovens jogadores e técnicos portugueses".

Alex Bunbury, hoje com 50 anos, explicou ao Bancada as razões para ter feito esta aposta no 1º Dezembro. "O futebol português é, para mim, o melhor do Mundo, em especial na formação de jovens jogadores. O vosso país desenvolveu uma fórmula de sucesso. Já quando era jogador do Marítimo, tinha essa ideia. Naquela altura vocês tinham Figo, João Pinto, Rui Costa, Paulo Sousa, e tantos outros, tudo jogadores de grande qualidade. E eu já acalentava a ideia de um dia mais tarde poder ajudar jovens atletas a desenvolverem-se. Procurei fazer isso no Canadá, na América Central e em Guiana, a minha terra natal, através da criação de academias. Quando surgiu a hipótese de investir em Portugal, falei com um parceiro de negócios e fizemos uma proposta junto do 1º de Dezembro".

Concretizado o negócio, Alex Bunbury está entusiasmado com esta nova etapa da sua vida e tem sonhos grandes para o 1º Dezembro, entre eles levar o clube até ao primeiro escalão do futebol profissional. Mas sem descurar a formação. "É muito importante que os jovens jogadores venhama ter uma academia com óptimas condições para poderem desenvolver as suas capacidades. Estamos empenhados em construir infraesturas que possibilitem isso", revela Alex que vai nos próximos dias abdicar da sua licença de agente Fifa para poder envolver-se de "corpo e alma" no novo projeto, evitando conflito de interesses. "Quero estar envolvido a cem por cento no 1º Dezembro".

Mas para além da motivação de poder contribuir com um projeto para o desenvolvimento do futebol jovem, Alex Bunbury refere ainda mais dois factores. "O 1º Dezembro é o clube mais antigo de Portugal [foi fundado em 1880] e, para além disso, está localizado numa bela cidade como é a de Sintra, que atrai sempre muito turismo. Todos estes factores juntos fizeram com que decidíssemos injetar dinheiro para que o clube atinja um nível superior".

Alex Bunbury quer apostar no talento dos jovens jogadores português mas também nos técnicos portugueses. "São os melhores. Têm uma filosofia de treino e de jogo na qual me identifico. Vamos apostar neles, sim", refere o novo investidor do 1º Dezembro que no próximo mês estará em Portugal para acelerar a a construção da futura SAD e a preparação da nova temporada.

Do West Ham para o Marítimo

Alex Bunbury fez história na Madeira. Ainda hoje é o melhor marcador de sempre do Marítimo. Internacional canadiano por 65 vezes, chegou ao clube verde-rubro vindo do West Ham e em seis temporadas tornou-se uma lenda do clube, de onde só sairia para terminar a carreira nos Kansas City Wizards.

Na temporada de 1994/95, chegou mesmo a ser eleito o melhor estrangeiro a jogar em Portugal, num ano de ouro para o clube madeirense que pela primeira vez chegou à final da Taça de Portugal, perdendo para o Sporting por 2-0.

Passaram mais de 20 anos mas a ligação de Alex Bunbury a Portugal nunca terminou. E agora vai investir no 1º de Dezembro, equipa que nesta altura ocupa o oitavo lugar do Campeonato de Portugal, já sem hipóteses de subir. Mas a partir da nova época, um 1º Dezembro renovado parte à conquista do novos objetivos.