Portugal
Os casos de arbitragem do Benfica-Sporting na análise dos especialistas
2018-01-04 11:00:00
O que disseram os ex-árbitros consultados pela imprensa desportiva sobre a arbitragem de Hugo Miguel no dérbi de ontem.

Como acontece em todos os jogos entre candidatos ao título, o Benfica-Sporting de ontem motivou protestos relativamente à arbitragem de Hugo Miguel e ao auxílio que lhe foi dado pelo VAR, Tiago Martins. O Bancada mantém que não explica jogos em função das decisões da arbitragem e, se quer ler sobre futebol jogado, tem aqui a crónica do jogo, assinada pelo António Tadeia. Se lhe interessam mais as polémicas, fique então a saber o que delas dizem os especialistas consultados pela imprensa desportiva.

 

19’ Existe fora-de-jogo de Acuña no lance que origina o 0-1?

Jorge Coroado (O Jogo) – No momento do passe, Acuña estaria em linha com o penúltimo defensor contrário, colocado a meio do limite da área de grande penalidade. DECISÃO CORRETA.

José Leirós (O Jogo) – Com a linha da BTV, o pé de Acuña está e fora-de-jogo. Benefício da dúvida para outras imagens que o VAR possa ter analisado. DECISÃO CORRETA.

Fortunato Azevedo (O Jogo) – Lance de muito difícil análise. Dá a sensação de haver fora-de-jogo por milímetros, mas acho que fez bem em validar o lance. DECISÃO CORRETA.

Jorge Faustino (Record) – Na construção da jogada, as imagens mostraram o pé direito de Acuña a pô-lo em fora de jogo. Apenas a linha virtual, que o VAR não tem, esclarece totalmente. ERRO.

Marco Ferreira (Record) – Decisão difícil para o assistente. Na jogada anterior, Acuña estava em posição de fora de jogo não assinalado, mas após o corte do defesa o Sporting inicia legalmente o lance do golo. ERRO.

Duarte Gomes (A Bola) – O pé direito de Acuña está adiantado no início da jogada, pelo que o golo foi ferido de ilegalidade. Mas o VAR não dispõe, oficialmente, das linhas da transmissão da TV. ERRO.

 

28’ Ficou por marcar penálti por falta de Coentrão sobre Jardel?

Jorge Coroado (O Jogo) – Com o braço esquerdo, Coentrão empurrou Jardel e impediu-o de jogar a bola. Penálti que ficou por assinalar. ERRO.

José Leirós (O Jogo) – Sem querer disputar a bola, deliberadamente Coentrão empurra e apoia-se em Jardel, impedindo-o de saltar. Penálti por assinalar. ERRO.

Fortunato Azevedo (O Jogo) – De forma objetiva, Coentrão empurra pelas costas o jogador do Benfica. Falta passível de marcação de penálti. ERRO.

Jorge Faustino (Record) – Jardel cai na área do Sporting em lance no qual Coentrão coloca o braço nas costas do benfiquista. Queda não parece condizente com contacto. DECISÃO CORRETA.

Marco Ferreira (Record) – Boa decisão do árbitro num lance na área do Sporting onde Coentrão salta com o braço em Jardel num contacto normal e sem qualquer tipo de infração. DECISÃO CORRETA.

Duarte Gomes (A Bola) – Apesar da intensidade do lance não ser límpida (são lances sempre subjetivos), é justo que tomemos como boa a decisão. DECISÃO CORRETA.

 

34’ Ficou por marcar penálti por mão na bola de Fábio Coentrão?

Jorge Coroado (O Jogo) – Embora rematada próxima e forte, a bola terá batido na zona superior do peito/rosto de Coentrão. Sem motivo para penálti. DECISÃO CORRETA.

José Leirós (O Jogo) – A bola vai ao rosto de Coentrão. Boa decisão de Hugo Miguel, que optou bem pelo VAR, que concordou em não marcar penálti. DECISÃO CORRETA.

Fortunato Azevedo (O Jogo) – A imagem é clara. Embora se trate de uma bola inesperada, esta bate na cara de Coentrão. DECISÃO CORRETA.

Jorge Faustino (Record) – Jonas remata contra a face de Coentrão. Ficou a dúvida se a bola desvia ou não para o braço, que está em posição de ganhar volumetria. Benefício da dúvida. DECISÃO CORRETA.

Marco Ferreira (Record) – Boa decisão num lance na área do Sporting, onde Jonas remata e a bola embate na cara de Coentrão, ressaltando depois no braço. O contacto direto foi na face. DECISÃO CORRETA.

Duarte Gomes (A Bola) – Jonas remata, a bola vai à cara de Coentrão e depois resvala para o braço direito. A melhor decisão teria sido a de marcar penálti por volumetria desnecessária. ERRO.

 

61’ Jonas remata e reclama penálti por mão de Piccini. Com razão no protesto?

Jorge Coroado (O Jogo) – Não houve qualquer infração. É notório que Piccini foi surpreendido e procurou evitar contacto com a mão. Sem movimento deliberado. DECISÃO CORRETA.

José Leirós (O Jogo) – Piccini foi surpreendido pelo remate e até tirou o braço para trás. Boa decisão, ratificada pelo VAR, de não assinalar penálti. DECISÃO CORRETA.

Fortunato Azevedo (O Jogo) – Outra situação de clara bola inesperada que o árbitro considerou bem ao não penalizar o jogador do Sporting – foi bola na mão. DECISÃO CORRETA.

Jorge Faustino (Record) – Jonas rematou e a bola desviou no braço de Piccini. Remate feito de muito perto no qual Piccini não consegue evitar contacto. DECISÃO CORRETA.

Marco Ferreira (Record) – Boa decisão do árbitro e do VAR. Jonas remata e a bola embate no tronco/braço de Piccini, que retira o braço para evitar fazer penálti. DECISÃO CORRETA.

Duarte Gomes (A Bola) – Piccini estava em movimento de rotação e vê a bola bater-lhe no braço esquerdo, que estava junto ao corpo e sem volumetria anormal. DECISÃO CORRETA.

 

64’ Fejsa é amarelado por derrubar Bruno Fernandes. Aceita-se?

Jorge Coroado (O Jogo) – Falta praticada por Fejsa enquadrava-se em conduta violenta, pelo que justificaria cartão vermelho e não o amarelo exibido. ERRO.

José Leirós (O Jogo) – Erro tremendo de Hugo Miguel. Com entrada de sola, pôs em perigo a integridade física do adversário. Deveria ter visto vermelho. ERRO.

Fortunato Azevedo (O Jogo) – Entrada violenta de Fejsa sobre Bruno Fernandes merecedora de cartão vermelho. ERRO.

Jorge Faustino (Record) – Fejsa comete falta dura e perigosa sobre Bruno Fernandes, pisando-lhe o tornozelo. Aceita-se o amarelo em situação que podia ser avaliada como falta grosseira. DECISÃO CORRETA.

Marco Ferreira (Record) – Infração de Fejsa sobre Bruno Fernandes. Jogador aborda tarde a bola e pisa o adversário de forma negligente. Livre direto e cartão amarelo bem exibido. DECISÃO CORRETA.

Duarte Gomes (A Bola) – Fejsa pisou, de forma perigosa, o pé de Bruno Fernandes. Viu amarelo, mas se a cor do cartão fosse outra não estranharíamos. DECISÃO CORRETA.

 

74’ Num lance com Raul Jiménez, há mão de William na área leonina?

Jorge Coroado (O Jogo) – William jogou a bola de forma correta, sem cometer infração, de modo algum a permitir outro raciocínio. DECISÃO CORRETA.

José Leirós (O Jogo) – Raul pressionou o braço de William e ambos meteram o corpo à bola, que vai ao braço do médio leonino. DECISÃO CORRETA.

Fortunato Azevedo (O Jogo) – Disputa de bola entre dois jogadores. Difícil de vislumbrar, a bola bate no braço de William, mas não foi de forma deliberada. DECISÃO CORRETA.

Jorge Faustino (Record) – Bola toca no braço de William no interior da sua área. Estava a ser agarrado por Jiménez nesse mesmo braço. A ser assinalada infração seria contra o Benfica. DECISÃO CORRETA.

Marco Ferreira (Record) – Boa decisão do árbitro e do VAR num lance na área do Sporting. A bola faz um balão e acaba por cair no braço de William de forma involuntária e sem qualquer infração. DECISÃO CORRETA.

Duarte Gomes (A Bola) – Jiménez afasta William com o braço direito e na sequência do lance o jogador do Sporting toca a bola com o braço esquerdo. Seria falta do Benfica. DECISÃO CORRETA.

 

89’ É bem assinalado o penálti favorável ao Benfica?

Jorge Coroado (O Jogo) – Battaglia, com a mão esquerda, travou objetivamente a trajetória da bola, cometendo falta para penálti. DECISÃO CORRETA.

José Leirós (O Jogo) – Deliberadamente, Battaglia jogou a bola com a mão. Hugo Miguel foi perentório na decisão, pois estava bem colocado. DECISÃO CORRETA.

Fortunato Azevedo (O Jogo) – O jogador do Sporting joga deliberadamente a bola com a mão. A grande penalidade foi bem assinalada. DECISÃO CORRETA.

Jorge Faustino (Record) – Rafa remata à baliza do Sporting e Battaglia, no interior da área, desvia a bola com a mão esquerda de forma deliberada. Penálti corretamente assinalado. DECISÃO CORRETA.

Marco Ferreira (Record) – Infração de Battaglia dentro da sua área. Após o remate de Rafa, levanta o braço e toca na bola evitando um lance de perigo. Penálti e cartão amarelo bem exbido. DECISÃO CORRETA.

Duarte Gomes (A Bola) – Rafa remata e Battaglia corta com o braço esquerdo. Fi o único lance na área verdadeiramente claro e evidente. DECISÃO CORRETA.