Portugal
Onze pistas para ver o Vitória de Setúbal-FC Porto
2018-09-21 21:00:00
O Vitória de Setúbal está há 35 anos sem vencer o FC Porto no Bonfim.

O Vitória de Setúbal recebe o FC Porto, no sábado (21h), em jogo a contar para a quinta jornada da Primeira Liga. Os sadinos passam por uma autêntica travessia no deserto relativamente a triunfos sobre os azuis e brancos no Estádio do Bonfim. Os dragões, por seu turno, regressam a jogos de campeonato na sequência de dois empates a uma bola. Aqui ficam onze pistas para lhe abrir o apetite para o encontro de sábado.

- 35. É este o número de anos que o Vitória de Setúbal está sem conseguir vencer o FC Porto no Estádio do Bonfim, palco que acolhe o encontro de sábado entre as duas equipas. O último triunfo dos sadinos diante dos dragões no próprio terreno aconteceu em 1983, então para o campeonato, num 3-1 com golos de Rui Cerdeira, José da Silva e Rui Nascimento. Jacques Pereira fez o golo dos azuis e brancos. Manuel de Oliveira era o treinador do Vitória e José Maria Pedroto o do FC Porto.

- A última vez que o Vitória ganhou ao FC Porto foi no Estádio do Dragão, em 1989. Então na 36.ª jornada do principal escalão, os sadinos foram ao reduto dos azuis e brancos triunfar por um golo sem resposta, da autoria de António Aparício. Manuel Fernandes era o técnico do Vitória e Artur Jorge o timoneiro dos dragões.

- O FC Porto soma quatro vitórias, dois empates e uma derrota nos sete jogos oficiais já realizados nesta época. Os dragões começaram a temporada com a conquista da Supertaça diante do Aves (3-1), resultado ao qual se seguiram dois triunfos perante GD Chaves (5-0) e Belenenses SAD (3-2). Depois, surgiu o desaire contra o Vitória de Guimarães (3-2). Desde então, triunfo sobre o Moreirense (3-0) e os dragões encontram-se numa série de duas igualdades consecutivas com GD Chaves (1-1) e Schalke 04 (1-1).

- Em cinco jogos realizados nesta época, o Vitória de Setúbal soma apenas um triunfo. Aconteceu logo na primeira jornada do campeonato, diante do Aves (2-0). Desde então, os sadinos perderam com Sporting (2-1) e Nacional (2-1), resultados aos quais se seguiram dois empates frente a Belenenses SAD (0-0) e Nacional (3-3), este último para a Taça da Liga.

- Aboubakar e Brahimi dividem o estatuto de principais artilheiros do FC Porto neste começo de época, ambos com três golos marcados em sete jogos realizados. Logo a seguir ao camaronês e ao argelino, surgem Corona e Otávio, ambos com dois golos marcados nas mesmas sete partidas.

- No Vitória de Setúbal, não há nenhum jogador que leve mais do que um golo somado na época. Neste momento, são sete os jogadores dos sadinos que têm um remate certeiro em 2018/19: são eles Zequinha, Allef, Hildeberto Pereira, Costinha, Éber Bessa, Cádiz e Mendy.

- Alex Telles, Herrera e Felipe são os únicos totalistas do FC Porto nesta temporadas. Os três jogadores somaram todos os 630 minutos dos sete jogos já disputados pelos azuis e brancos neste começo de época.

- Vasco Fernandes é o único jogador totalista no Vitória de Setúbal de Lito Vidigal. O defesa soma todos os 450 minutos somados dos cinco encontros já realizados pelo clube. Rúben Micael (392 minutos) e Mano (360) completam o top-3.

- Otávio é um dos jogadores em principal destaque no início de época do FC Porto e está mesmo a caminho daquela que pode vir a ser a melhor temporada de dragão ao peito. O médio brasileiro soma dois golos marcados (em 2017/18 e 2016/17 marcou três) e quatro assistências (já superou a assistência da temporada passada e em 2016/17 fez sete), isto apenas em sete encontros oficiais.

- Na totalidade do confronto histórico entre Vitória de Setúbal e FC Porto, os dragões levam clara vantagem. Os azuis e brancos venceram 110 dos 162 jogos já realizados entre as duas equipas, com o triunfo a cair para o lado dos sadinos em 27 partidas. O empate foi o resultado final de 25 encontros entre os dois clubes.

- A última vez em que Vitória e FC Porto se defrontaram terminou em goleada para os azuis e brancos. A 23 de abril de 2018, para a 31.ª jornada da Primeira Liga, os dragões receberam os sadinos e ganharam por 5-1, com golos de Marega, Marcano, Brahimi, Corona e Alex Telles. O golo do Vitória foi da autoria de João Amaral.