O Belenenses viu confirmada a subida de divisão ao terceiro escalão do futebol português por causa da desistência do Cova da Piedade, que não conseguiu cumprir os pressupostos da Federação Portuguesa de Futebol e assim caiu para os campeonatos distritais. Com a integração do clube do Restelo salta à vista uma evidência: a Liga 3 será um 'lago dos tubarões'.
A Liga 3 está recheada de 'peixes' que tentam passar para outro tanque a cada temporada. Só que desta vez, entre os que subiram, os que desceram e os que não conseguiram passar para a Liga 2, esta jovem mas emocionante competição será um verdadeiro tanque de 'tubarões'. Alguns deles pertenciam mesmo, há poucas épocas atrás, ao mais alto patamar do futebol nacional e eram presença frequente até nas competições europeias. Outros há mais tempo que deixaram o principal 'tanque'. Mas todos os que aqui vamos falar continuam a carregar um legado forte no futebol português e, por uma ou outra razão, acabaram por 'afundar', tentando voltar ao topo o quanto antes.
Mesmo nas profundezas do 'oceano' do futebol português, clubes como Académica, Belenenses ou Vitória, entre outros, não deixam de se fazer notar, até porque carregam muita história e troféus. Estes são clubes prestigiados e com um contributo significativo para aquilo que tem sido a caminhada do futebol nacional. Emblemas como o Clube de Futebol "Os Belenenses", Associação Académica de Coimbra OAF, Vitória Futebol Clube, de Setúbal, União Desportiva de Leiria e FC Alverca representam muita história e não passam despercebidos na Liga 3.
Restelo da tradição
Aliás, basta olhar para o emblema do Estádio do Restelo e recordar que é um dos cinco campeões nacionais portugueses atualmente reconhecidos pela Federação Portuguesa de Futebol, clube de figuras lendárias como Artur José Pereira e Matateu.
O Belenenses é um clube muito respeitado no futebol nacional e há poucas épocas quando clube e SAD romperam a ligação, a SAD continuou a disputar a I Liga, ainda que em casa emprestada, o Estádio do Jamor.
Já o Beleneses clube começou do zero no Restelo e com a força das gentes de Belém foi 'enchendo' o 'tanque' para ir subindo de divisão após divisão.
Uma Briosa história
Também a Académica tem um legado profundo nas 'águas' do futebol português. A equipa dos estudantes tem um papel decisivo na forma como hoje em dia se olha para a sociedade, para os direitos, liberdades e garantias.
As 'capas negras' desde sempre lutaram no campo e fora dele por um Portugal mais justo e sempre viram no futebol um ótimo 'tanque' para 'agitar as águas' da sociedade.
Um Vitória que faz das suas
Outro clube profundamente histórico é o Vitória, um orgulho de Setúbal. Com várias provas já conquistadas no cenário do futebol português como a Taça de Portugal ou a Taça da Liga, o emblema sadino foi casa também de muitas figuras do desporto nacional ao longo do anos.
Os vitorianos querem voltar ao 'tanque' mais prestigiado mas enfrentam por estes anos águas agitadas, nada que meta medo às gentes da terra do choco frito e que orgulhosamente canta que em Setúbal nasceu um clube que "ficou bem na memória".
A União que quer fazer a força
Já a União de Leiria é outro emblema que tenta voltar ao que já foi. O clube da cidade do Liz tem enorme tradição, ou não fosse o clube que contou com treinadores como José Mourinho, Manuel José, Vítor Oliveira, Jorge Jesus ou Manuel Cajuda, entre outras figuras do desporto português.
O clube leiriense caiu várias divisões mas, nos últimos anos, tem tentado 'subir na maré', aproveitando até o entusiasmo de um investidor externo.
O surpreendente Alverca
Quanto ao Alverca é outro dos clubes com tradição. É certo que não tem o legado dos concorrentes mas não deixa de ser um 'tubarão' deste mar.
Basta lembrar que pelas águas ribatejanas passaram grandes jogadores como Ricardo Carvalho, Maniche, Deco e Mantorras. Estes foram alguns dos grandes jogadores que passaram pelo clube ribatejano quando os alverquenses eram liderados por Luís Filipe Vieira.
Enquanto esteve na I Liga, o Alverca foi capaz de alguns feitos frente aos ditos 'grandes'. De resto, não era fácil quer a Benfica, FC Porto e Sporting ultrapassar as 'portagens' de Alverca.
Perante este cenário montado, é caso para dizer que a Liga 3 será um 'lago dos tubarões'. A competição organizada pela Federação Portuguesa de Futebol ainda não começou mas há adeptos que já contam os minutos para o arranque da segunda edição deste campeonato.